O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Pichação, grafite e os limites da arte urbana

Desde o início do século XIV, com a chegada oficial da colonização do Brasil, deu-se o início das manifestações artísticas que resultou em uma série de modificações até chegar a um tipo de arte que se conhece hoje – grafite e pichação. Essa situação divide a opinião da população uma vez que grande parte do tecido social brasileiro considera àquela um tipo de vandalismo. Nesse sentido, convém analisarmos quais são os limites da arte urbana.


Em primeiro lugar, a arte é uma atividade humana que acontece por meio de manifestações estéticas e tem por objetivo afetar a percepção, emoção e as ideias daqueles que a contemplam. Vale ressaltar, entretanto, que o excesso de imagens e cores nos centros urbanos, oriundas dos grafites e pichações, acaba por causar uma poluição visual e isso gera, de certa forma, um aspecto de sujeira nas cidades. Sendo assim, é indispensável a manutenção dessa técnica para que todos cidadãos sejam respeitados, tanto o artista quanto a parte da sociedade incomodada com esse tipo de expressão.


É preciso, porém, reconhecer a importância das várias vertentes da arte, pois através delas podemos despertar novas sensações, experiências e perspectivas. Seria um erro proibir o artista de demonstrar a própria visão de mundo, mas a arte urbana precisa de limites pelo fato de muitas das vezes, trazer desordem pública – já que a pichação é considerada crime- e as pessoas não saberem diferenciar essa com a arte do grafite uma vez que este tem autorização para mostrar obra. A fim de evitar esse inconveniente, urge a criação de espaços para os artistas exporem seus dons.


Pode-se dizer, portanto, que a arte urbana precisa de um limite. Para tanto, é necessária a mobilização de agentes como as prefeituras. Nesse sentido, as Secretarias de Culturas municipais devem abrir galerias destinadas a este tipo de produção artística, no sentido de incentivar as mais variadas formas de expressão através da arte. Desse modo, diminuiria a poluição visual e atenuaria os conflitos presentes pelas divergências de opinião.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!