ENTRAR NA PLATAFORMA
Perfil do Consumidor no Mercado de Bens de Consumo
O poder da informação Durante toda a história, nota-se que a informação é algo de grande importância tanto para os animais quanto para os seres humanos. Da localização do perigo ao melhor momento para vender uma ação na bolsa de valores. Mas, somente a informação não se faz suficiente, sendo necessário fazer uma ligação entre ela e as ações a serem tomadas, assim como disse Bill Gates: “O modo como você reúne, administra e usa a informação determina se vencerá ou perderá”. Com isso, no momento atual, tendo grande acesso a informação e a tecnologias, a percepção do consumidor sobre as tecnologias mudou, sendo que agora este controla seus relacionamentos com as empresas, exigindo produtos de qualidade e atendimentos de excelência. Na década de 20, as empresas mantinham seus focos nos produtos, como por exemplo, quando Henry Ford disse: “O cliente pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto”, o foco da FORD ao lançar a linha de automóveis de cor única, de modo a baratear a fabricação dos automóveis, era em seu produto, apenas. Os consumidores apenas buscavam o que precisavam nas empresas, de modo que muitas vezes não encontravam com boa qualidade ou preços acessíveis. Mas, com o aumento da quantidade de produtos e serviços, as empresas passaram a direcionar seu foco para o consumidor, uma vez que empresas de mesmo ramo agora concorrem entre si pela atenção do público. Na atualidade, com diversas fontes de informação e uma percepção diferente, os consumidores se tornaram mais exigentes, se não encontram a solução desejada pelo preço desejado, procuraram por essas características em outra empresa, fato este comprovado por uma pesquisa realizada pela Nielsen que mostra que 44% dos consumidores trocaram por marcas mais baratas. E isso acontece mais nitidamente em situações de recessão econômica, como a que vivemos atualmente. Dessa forma, como manter a fidelidade do consumidor? Em média, 9 em cada 10 startups no Vale do Silício deixam de existir pois não atendem uma real necessidade de seus consumidores. Dessa forma, inicialmente, deve-se utilizar abordagens, como Design Thinking, de modo a buscar soluções de maneira coletiva e colaborativa para o que os consumidores precisam e assim criar estratégias a partir de informações. Com o problema que se deseja solucionar em mente, é preciso ter atenção em fatores cruciais como o preço, uma vez que o consumidor atual está mais atento e disposto a trocar de marca de modo a economizar. Sendo assim, se faz necessário ter disponibilidade de produtos nos pontos de venda a preços competitivos, investir em produtos com foco na saúde e bem estar, uma vez que o mercado de alimentação saudável tem crescido em média 4% ao ano nos últimos anos, inovar de modo a apresentar boas relações custo x benefício e investir na venda e divulgação em diferentes locais (online, fisicamente), de modo a manter uma boa relação com o consumidor atual. Deve-se promover ações personalizadas para certo público, de modo que esses se sintam especiais, como por exemplo embalagens decoradas especialmente para certos eventos, como carnaval ou a parada do orgulho LGBT. Como já dito anteriormente, lançar produtos na linha “fitness” é um bom investimento, uma vez que este mercado tem boas previsões, uma vez que o cuidado com a saúde passou a fazer parte do cotidiano da sociedade atual. Por fim, investir em cursos de "Customer Sucess" para a equipe de atendimento também é algo importante para atender ao consumidor da atualidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde