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Perfil do Consumidor no Mercado de Bens de Consumo

É do conhecimento de todos que o cenário econômico brasileiro está cada vez mais desfavorável ao consumidor que, por consequência disso, está mais atento e criterioso em suas decisões de compra. Parafraseando a afirmação de Charles Mortimer, um dos presidentes da antiga General Foods Corporation, aplicar a criatividade de uma forma inteligente significa procurar entender os desejos, medos e anseios que movem o consumidor e não focar somente no produto. A partir da máxima acima, devemos considerar os pontos cruciais e principais que estão sendo levados em conta atualmente pelos consumidores. O primeiro quesito são os preços, uma vez que o cliente se depara com valores elevados no supermercado, surge a busca por marcas mais baratas, fazendo comparações de preços. Juntamente com isso, o consumidor abre mão da conveniência de comprar no comércio das redondezas para comprar em locais econômicos, sempre tendo os preços como centro do seu planejamento, o que nos apresenta o segundo ponto. Por fim, ainda devido aos orçamentos reduzidos, temos a importante questão da fidelidade do cliente, que está disposto a trocar marcas favoritas pelas mais em conta, no fenômeno conhecido como Trade Down. Mas afinal, como a marca deve se posicionar para conquistar e manter a fidelidade de seus consumidores, sem ser prejudicada? Para solucionar esta problemática, é necessário por em prática uma estratégia que se encaixe nessa mudança de hábitos do brasileiro. Portanto, após a compreensão desse novo perfil de consumidor, fazer o uso da tríade promoção, inovação e marketing digital é a chave para a eficácia. A promoção se dá pela redução temporária de preço (TPR), como por exemplo, embalagens promocionais. Já as inovações devem ser focadas em mostrar com clareza o custo-benefício do produto voltado ao bem – estar. Aliado a isso, o marketing deve investir muito nas mídias, mas principalmente, em influenciadores digitais. Segundo o site MindMiners, a credibilidade que as pessoas depositam em usuários da internet é maior do que nas próprias marcas. “Estimular a criação de conteúdo pelos usuários da marca gera autenticidade e confiança acerca das informações sobre ela”.
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