O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Pedofilia no Brasil

Nos últimos anos, embora estatisticamente vem aumentando denúncias de pedofilia, esses dados são imparciais, devido a ocultação do crime pela própria família da vítima e ausência de integração de informações na divulgação dos casos entre hospitais privados e Ministério da Saúde. Assim, são necessários análises das causas desse empecilho para a real divulgação dos casos de pedofilia no Brasil a fim de criar estratégias de combate à pedofilia.
As denúncias de pedofilia aumentam, no entanto, existe um programa governamental que efetivamente proteja a vítima para que o crime não se torne reincidente? A maioria dos casos de pedofilia são domésticos, isto é, acontecem dentro de casa e por pessoas conhecidas. Dentre os conhecidos, 71% são pai ou padrasto da vítima. Assim, entra o papel importante do Conselho Tutelar, que, atualmente, encontra-se com escassos recursos. Em muitos municípios, faltam abrigos às vítimas e viaturas para a locomoção dos conselheiros.
Outra dificuldade refere-se à ocultação dos casos de pedofilia pela própria família: a não divulgação por motivos culturais. Os dados estatísticos mostram que a maioria das vítimas são do sexo feminino. Isso demonstra que ainda existe uma cultura machista na maioria das famílias e que há uma insistência em propagar a ideia da mulher objeto sexual e submissa: desrespeito na igualdade de gênero, meninos que abusam de suas amigas ou namoradas por meio de ameaças e apelos sexuais.
Assim sendo, embora haja o aumento das denúncias de pedofilia ao governo, precisam ser feitas mudanças estruturais e culturais. Pressões sociais sensibilizem o Congresso Nacional na criação de lei punitivas mais severas aos agressores pedófilos e que não basta apenas conscientizar a sociedade, mas incitá-lo a participar de debates sobre a pedofilia nas escolas, na comunidade e, principalmente, na família. Os debates podem ser iniciadas pela mídia através das novelas, em que há, geralmente, grandes audiências de público e pelas propagandas infantis de alerta contra a pedofilia. Outro último ponto importante são os investimentos urgentes necessários para que governo, sob pressão das ONGs, auxilie às vítimas de pedofilia no Brasil, que é considerado um caso gravíssimo comparado às guerras ocorridas na Síria com a morte de muitas crianças.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!