O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Pedofilia no Brasil

Não é ficção!
A obra literária "Capitães da areia" de Jorge Amado, trás consigo a história de crianças moradoras das ruas da Bahia. A pedofilia que é um dos problemas enfrentados por essas crianças da ficção, atinge também a realidade de vários brasileiros, mostrando-se nociva à nossa sociedade.
No Brasil, durante o ano de 2015, foi apresentada a telenovela "Verdades Secretas" que tinha como enredo a vida de uma jovem menor de idade e com baixo poder aquisitivo, que deslumbrada com a vida do mundo da moda a qual adentrara, ficou sujeita a pedófilos e à prostituição. O programa na medida em que retratava a vida das jovens que lutavam para sair da pobreza demonstrava a questão da pedofilia alcançando todas as classes sociais, mas majoritariamente as de menor pode econômico, visto que o menor grau de informação e o desamparo dos órgãos de segurança pública facilitam o abuso. Além disso, a crescente crise de refugiados, colocam crianças e adolescentes como alvos fáceis para estes tipos de crimes, já que os estrangeiros que fogem de seus países de origem e adentram uma nova sociedade não são tão amparados pela lei.
Ademais, quando não sob a égide tutelar, as vítimas de abuso na infância tornam-se adultos prejudicados psicologicamente. O sociólogo Rousseau afirma que: "O homem nasce bom, a sociedade deprava-o tornando-o miserável", e é nesse passo que as consequências do abuso sexual aparece, modificando a vítima que passa a reger seus atos pelo medo e a descrença na justiça.
Fica claro, portanto, que medidas são necessárias para resolver esse impasse. Para isso , o MEC deve promover campanhas e palestras de orientação nas escolas para que as vítimas saibam quais atitudes tomar, e também, o Governo deve oferecer apoio através de psicólogos que atendam crianças com menores condições financeiras que sofreram abusos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!