O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Pedofilia no Brasil

Direitos literalmente garantidos?
Para o sociólogo Zygmunt Bauman, autor da teoria "Modernidade Líquida" as redes sociais são ao mesmo tempo "um parque de diversões e um campo de batalhas". De gato, é o que se percebe na pedofilia, ou seja, um grande aumento de casos no ambiente virtual. Porém, há mais casos em ambientes presenciais. Mas, por que tal crime tornou-se um fenômeno tão comum e como pode ser combatido?
Há diversas causas na origem desse problema. Uma delas é a impunidade: em geral, os responsáveis não sofrem pelo abuso cometido, o que alimenta o círculo vicioso. Outro fator é a covardia, já que 35% da violência é contra crianças de 7 anos, e 60% é na faixa etária de 7 a 13 anos. Porém, o principal aspecto, é as agressões serem realizadas por conhecidos, 15% pelo próprio pai, 10% por padrasto, 60% por amigos da família, entre outros, de acordo com o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). Causando assim, diversos transtornos físicos e psicológicos aos menores, podendo levar à depressão e até mesmo ao suicídio, quando torna-se adulto.
Ademais, as crianças transformam-se vulneráveis à ausência de defesa. Tanto na internet, que ficam expostas pela quantidade de informações pessoas que são divulgadas, sem perceberem o perigo. Como pessoalmente, casos como o de P. H. de 14 anos, que era coroinha em uma Igreja no interior de São Paulo, o qual foi molestado pelo padre. Outro exemplo, foi o da Lidiane do Nascimento, que levava crianças entre 12 a 17 anos, para o ex procurador geral de Roraima, Luciano Queiroz. Portanto, torna difícil ao Estado conseguir a diminuição desses índices. Como por exemplos, em 2014 o Governo recebeu 180 mil denúncias. De acordo com o R7 (jornal online), o Governo Federal recebe 70 denúncias diariamente.
Como afirma o filósofo Jean-Paul Sartre: "Toda forma de violência é uma derrota". É preciso, portanto, agir. Concluindo que, os artigos 240 e 241 da Lei 8096/1990, garante que a pedofilia é crime e assegura uma pena. Porém, o Brasil ainda não consegue aplicar essas penas. Cabe então ao Governo, requerer e justapor as penas de acordo com a Lei. É dever também da mídia e das redes sociais, fomentar campanhas que explique à população, atitudes de crianças que sofrem abusos, para que ocorra uma conscientização, para poder assim, aumentar as denúncias.Todavia, o principal papel cabe à família e à escola, onde essas tem que denuncias, quando verem traços de abuso. Assim sendo, os direitos das crianças seriam literalmente garantidos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!