ENTRAR NA PLATAFORMA
Os relacionamentos abusivos em questão no Brasil

  Contemporaneamente, uma das questões mais debatidas gira em torno dos relacionamentos abusivos. Dessa forma, segundo uma reportagem do site ''Reporter Unesp'', relação abusiva é aquela em que um dos parceiros tem um alto poder de controle sobre o outro. Assim, o que vem sendo observado, no Brasil, é um aumento do número de casos desse tipo de relacionamento, especialmente contra as mulheres, possuindo diversas causas.


  Nesse contexto, vale ressaltar o crescimento da quantidade de relações amorosas arbitrárias. Sendo assim, de acordo com o site ''G1'', a polícia militar registrou, em um único fim de semana, quase trinta ocorrências de violência contra a mulher, por parte de maridos e namorados, em regiões do norte de Minas Gerais. Esse tipo de atitude está relacionada ao pensamento de superioridade do homem em relação à mulher, o que é disseminado, no Brasil, desde o século XVI, quando iniciou o período colonial. Essa ideia de dominação realizada pelo sexo masculino traz consequências negativas, como ameaças de morte e agressões físicas.


  Ademais, cabe destacar outras causas, que auxiliam a propagar essa forma de relação. Logo, existe a falta de queixas contra os agressores. Isso possui muitos motivos, como o medo e o desconhecimento, por parte das vítimas, de meios, que as ajudem a fazerem as denúncias. Assim, aquele que comete os abusos não é exposto, fazendo com que se sinta seguro em continuar praticando o crime. Dessa maneira, além do fato de que o sofredor poderá desenvolver transtornos psicológicos, como a forte sensação de infelicidade, a tendência é que esses relacionamentos nocivos continuem existindo.


  Portanto, fica claro que as relações amorosas abusivas possuem muitas causas e que o seu número vem crescendo. Logo, urge que o governo federal, por meio de verbas públicas, crie mecanismos de denúncias, permitindo com que as vítimas realizem suas reclamações contra os agressores. Estes, por meio de ações da polícia, devem ser punidos, seja por meio do pagamento de multas ou por meio de prisões. Tudo isso, além de estimular o padecente a fazer suas queixas, fará com que o impertinente desista de cometer seus atos maléficos, ajudando a diminuir a quantidade de casos de relacionamentos abusivos no Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde