O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Os relacionamentos abusivos em questão no Brasil

Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa os relacionamentos abusivos, no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal Iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e o problema persiste ligado à realidade do país, seja pelas condições sociais em que vivem ou por medo de fazer a denúncia. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.


De acordo com Jean Paul Sartre, o homem é condenado a ser livre. Nessa lógica, a ideia de que uma pessoa tenha poder sobre outra, ao ponto de abusar e ferir seus direitos confronta o pensamento de Sartre. Dessa maneira, é possível perceber que o ser humano tem sua liberdade de escolha lapidada pelas condições sociais em que vivem e muitas vezes, por medo, não conseguem tomar alguma atitude em relação ao relacionamento em questão. Dessa forma, a sociedade torna-se um ambiente pouco democrático e passa a ser um reflexo da sociedade contemporânea, na qual as relações de interesse predominam.


Outrossim, é valido ressaltar que, conforme Immanuel Kant, o princípio da ética, é agir de forma que essa ação possa ser uma prática universal. De maneira análoga, a ideia de que um ser humano possa cogitar a possibilidade de ter controle sobre a outra, vai de encontro com à ética Kantiana, dado que se todos os cidadãos pensassem dessa forma, a sociedade entraria em profundo desequilíbrio. Com base nisso, esses tipos de relacionamento podem ser prejudiciais à ordem social e, por conseguinte, torna-se contestável a falta de atitude da sociedade.


É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor. Desarte, o governo deve melhorar as condições sociais, promovendo atividades que discutam o tema e suas consequências. Logo, o MEC deve instituir nas escolas palestras que discutam os problemas que esse tipo de relacionamento pode causar, a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus, e a sociedade possa entender e promover o ideal iluminista.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!