O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Os relacionamentos abusivos em questão no Brasil

Na série televisionada "The Society", 200 jovens encontram-se isolados em sua cidade, assustados com o desaparecimento de todos os adultos. Sobretudo, Elle é uma menina que, no decorrer da trama, acaba se envolvendo com Campbell, um jovem psicopata que a abusa fisicamente e psicológicamente a ponto dela preferir a morte à estar com ele. Fora da ficção, é fato que, assim como Elle, três em cada cinco mulheres são vítimas de relacionamentos abusivos no Brasil. Nesse contexto, deve-se analisar como a omissão e a negligência familiar provocam casos de tal problemática na vida das vítimas pertencentes à sociedade brasileira.


A falta de denúncia de qualquer tipo de abuso dentro de um relacionamento é uma das principais barreiras contra a segurança das pessoas que vivem nessa situação. Isso acontece porque, muitas vezes, parentes e amigos não acreditam e até mesmo culpam a vítima pelo abuso, e também, há o medo de a denúncia não ser efetiva e não proteger a vítima de futuras violações. Em decorrência dessa omissão, os agressores se tornam cada vez mais confiantes, podendo aumentar a instensidade dos abusos, até o mais extremo: o homicídio. Além disso, as vítimas acabam desenvolvendo um sentimento de inferioridade, podendo desenvolver uma depressão e, como Elle, tentativas de suicídio.


Atrelada à omissão por parte da vítima, a negligência familiar também é responsável pelos casos de abuso no cotidiano brasileiro. Isso ocorre porque, apesar dos familiares perceberem o afasamento e mudanças no comportamento da vítima, não tem interesse em se envolver no relacionamento, ou até mesmo julgam a situação como algo normal. Como consequência, as vítimas tendem a não expor o que estão vivenciando, podendo agravar os abusos por elas sofridos.

Torna-se evidente, então, que a vítima e a família devem combater juntos tal problema. Em razão disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública no Brasil, junto ao Congresso Nacional, devem atualizar o nomeado Crime Passional para Crime de Dano, com o objetivo de promover maior confiança na vítima, para que ela não tenha medo de realizar a denúncia e se sentir mais segura. Além disso, é relevante que o Ministério da Educação, em parceria com psicólogos e pedagogos, informe a população através de canais de informação oficiais, os perigos da negligência familiar nesse contexto. Dessa maneira, o Brasil poderá, finalmente, diminuir consideravelmente os casos de relacionamentos abusivos na sociedade brasileira.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!