O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Os relacionamentos abusivos em questão no Brasil

De acordo com a Declaração Universal dos DIreitos Humanos - promulgada em 1948 pela ONU (Organização das Nações Unidas), - é direito de todos os humanos, sem qualquer distinção, o direito de ir e vir, incluindo dentro de um relacionamento. Contudo, o cenário visto como os casos de violência dentro da relação impede que isso aconteça na prática, devido, não só a privação da liberdade do outro e a violência como também a educação deficitária do Brasil, que não acompanha corretamente o comportamento dos adolescentes. Nesse contexto, evidencia-se a necessidade de serem tomadas atitudes pelas autoridades competentes para reverter essa problemática.


Convém ressaltar, a princípio, Constituição Federal de 1988, em vigor até hoje, sendo não seguida corretamente, é uma das razões para a permanência do relacionamento abusivo. De maneira análoga, a Aristóteles no livro "Ética a Nicômaco" a política existe para garantir a felicidade dos cidadões, assim como o termo "República" significa governar para o povo. No entanto, é notório que esse tipo de violência entre os casais, no país, atinge principalmente, no que se refere as mulheres, tendo em vista os casos no Norte de minas, que em apenas em um fim de semana, a Polícia Militar registrou 27 casos agressões contra o sexo feminino de parentes homens próximos. Portanto, é um mal a ser combatido no Brasil.


Igualmente, destaca-se, o fator educacional como mais um desafio a ser combatido. Todavia, faltam medidas efetivas por parte das autoridades competentes para que o cenário brasileiro seja alterado. Isso, consoante ao pensamento do Nelson Mandela de que apenas a educação é capaz de mudar o mundo, expõe que esse conceito encontra-se deturpado na nossa nação, à medida que os investimentos destinados à educação só decrescem, dessa forma, os direitos constitucionais, previstos no artigo 205 da Carta Magna permanecem só no papel.


Sendo assim, é necessário que o governo, em parceria com o MEC, financie projetos educacionais sobre relacionamento conjulgal nas escolas, através de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates com professores e alunos. Nesse sentido, o intuito de tal medida, deve ser o diagnóstico das carências em cada ambiente escolar e, posteriormente, erradicando a possibilidade de formar um futuro conjuge abusivo. Ação que iniciada no presente, é capaz de modificar o futuro de toda sociedade brasileira.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!