O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Os relacionamentos abusivos em questão no Brasil

Nesse novo milênio as relações humanas passam por uma série de transformações as quais são ,sobretudo, influenciadas por um estilo de vida moderno que rompe com tradições como o romantismo. Zygmunt Bauman em sua teria das relações líquidas provou sobre como as relações estão efêmeras e como tudo acontece tão rapidamente entre as pessoas. Nesse contexto, relacionamentos abusivos são cada vez mais frequentes, uma vez que as relações pessoais desse novo tempo se caracteriza pelo domínio psicológico .


Em primeiro plano, relacionamentos abusivos não estão restritos a casais heterossexuais, sendo assim toda e qualquer relação entre casais pode acontecer abusos que se caracteriza por existir uma relação de dependência emocional. Nesse raciocínio, ciúme excessivo, controle sobre a vida da outra pessoa, invasão de privacidade, chantagem, bem como o afastamento de outras pessoas são exemplos de como uma relação abusiva se configura. Nessa perspectiva, o controle começa quando o abusador decidi sobre o que a vítima pode ou não fazer, isso pode evoluir de ameaças à agressão física, invalida sentimentos, destrui autoestima .


Por outro ângulo, por mais que sejam parte de um casal, as pessoas devem ter privacidade e individualidade, condição básica para uma vida digna. No entanto, em um relacionamento abusivo o controle psicológico é evidente, isso pode ser explicado pela teoria do sociólogo Zygmunt Bauman que afirma que as relações estão acontecendo de maneira frenética pelo uso da tecnologia, isso pode explicar como muitas pessoas se casam sem se conhecer de verdade. Nessa perspectiva, não respeitar o espaço individual do cônjuge, mexer no celular, instalar programas de rastreamento complementado com a falta de diálogo , controle financeiro e ameaças caracterizam relacionamentos abusivos.


Conclui-se, portanto, que existe várias formas de se caracterizar uma relação abusiva. Desse modo, é preciso despertar as pessoas sobre esse tema, pois muitas vezes quem é vítima não percebe essa situação. Dessa maneira, o governo federal deve através do ministério da saúde, por meio de psicólogos presentes nos postos de saúde nas comunidades, oferecer serviços de atendimento a pessoas que sofrem de relações abusivas, não obstante, o poder judiciário também deve apoiar as vítimas no sentido de proteger e investigar a fim de coagir os agressores. Sendo assim , as relações entre casais nesse novo milênio serão mais saudáveis, sem abusos e principalmente românticas.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!