O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Os impactos da pandemia na vida das mulheres

Na contemporaneidade brasileira, nota-se um aumento das discussões, principalmente na mídia e nas redes sociais, a respeito dos impactos da pandemia na vida das mulheres. Isso se deve, sobretudo, ao aumento da violência doméstica e a questão dos desempregos gerados pelo corte de funcionários. Desse modo, fatos devem ser analisados e medidas devem ser tomadas a fim de mudar essa realidade.


Primeiramente, a violência doméstica aumentou em decorrência do isolamento social, sendo os agressores aqueles que moram com a vítima, e esta constante convivência com os autores constrange a comunicação desse crime às autoridades. De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) os atos de abusos aumentaram em 50% e segundo a pesquisa Mulheres Brasileiras nos Espaços Públicos e Privados, em 80% dos casos o causador é o próprio parceiro, o que confirma o porquê do aumento dessa violência.



Em segundo lugar, as mulheres foram as mais atingidas pela questão do emprego, elas ou foram demitidas ou tiveram seu salário reduzido. Além disso, muitas tiveram que pedir demissão por conta dos filhos, pois com as creches e escolas fechadas não tinha onde deixá-los para ir trabalhar. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) a taxa de desemprego da população feminina durante a pandemia é de 14% enquanto que a dos homens é de 12%.



Portanto, diante dos aspectos conflitantes relativos aos impactos da pandemia na vida das mulheres, é indiscutível a realização de ações interventivas. Para tanto, cabe ao Governo Federal-principal responsável pela ordem pública e segurança nacional- promover medidas de proteção e amparo, por meio da elaboração de sites e aplicativos de denúncia e criação de auxílios para aquelas que perderam seus empregos, a fim de tornar acessível as delações e garantir uma fonte de renda. Assim, haverá uma sociedade mais justa e igualitária.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!