O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Os desafios para manter um sistema de saúde público no Brasil

A série "Sob Pressão" da rede Globo retrata a rotina da equipe de médicos e enfermeiros que tem que lidar com a falta de equipamentos adequados para o atendimento dos pacientes na emergência de um hospital público. Nesse contexto, podemos fazer uma analogia com a atual situação dos hospitais públicos em que pacientes são negligenciados e desrespeitados pelo mau atendimento ou até mesmo a falta. Há de se considerar que duas das principais causas para o atendimento de má qualidade é a falta de salário dos médicos e a falta de infraestrutura.


Em dezembro de 2018, médicos e enfermeiros iniciaram uma greve devido ao não pagamento de seus salários, que já estava passando de 2 meses de atraso . Desse modo, a falta de pagamento, motivada pela má administração e desvios de verbas dos orgãos competentes pelo repasse dos salários, gera grandes problemas para a população que não pode optar por hospitais particulares. Nessa perspectiva, nota-se que os interesses pessoais ainda sobrepõem o bem coletivo.


Por conseguinte, o que agrava a situação é a falta de infraestrutura, causada pela pouca quantidade de verba repassada para a manutenção dos hospitais. Além disso, a segregação espacial é uma grande aliada da falta de infraestrutura, já que para lugares mais afastados da capital e mais pobres a condição dos ambientes hospitalares é péssima em comparação a lugares que possuem concentração de renda maior. Dessa maneira, centenas de pessoas morrem todos os anos por falta de leitos e de equipamentos necessários para os cuidados e tratamentos .


Em virtude dos fatos mencionados, para que a precariedade do sistema público de saúde seja atenuada é necessário que o ministério da saúde em conjunto com o Governo Federal, monitore o repassamento de verbas a fim de evitar desvios, de modo que selecionem de maneira mais crítica os responsáveis por esse repassamento e tenham uma fiscalização mais rígida sobre as condições hospitalares.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!