O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Os desafios para manter um sistema de saúde público no Brasil

Consoante a Constituição Federa de 1988, a saúde é um direito dos cidadãos brasileiros. Não obstante, ao analisar profundamente a conjuntura do sistema público de saúde, é perceptível não só o descaso governamental mas também a falta de bons funcionários nos centros hospitalares. Sendo assim, convém esplanar tais imbróglios e, consequentemente, adotar medidas para atenuá-los.
Inicialmente, vale ressaltar que a deficiência do governo corrobora significativamente a insuficiência das instituições públicas de saúde. Nesse sentido, pode-se citar a corrupção e a má gestão do dinheiro coletivo como exemplos desse processo, que faz com que falte equipamentos e funcionários nos hospitais. Essa situação, conforme o filósofo de John Locke, evidencia-se como desfalque ao "contrato social"; já que o Estado não cumpre sua função de realizar a eficiente gestão dos impostos pagos pela população.
Outrossim, a falta de profissionalismo e gentileza da maioria dos empregados contribuem para a baixa eficácia do sistema público de saúde. Pode-se mencionar, por exemplo, que, segundo o portal Jovem Pan, em 25% dos partos no Brasil há violência obstétrica, que se caracteriza pela agressão verbal e não-verbal praticada por enfermeiros e médicos contra mulheres grávidas. Destarte, é inadmissível a continuação de tal situação nas instituições de saúde do Brasil.
É mister, portanto, mudar o panorama supracitado. Precipuamente, urge que a polícia, juntamente com o Poder Judiciário, através de espionagens e missões, investigue e prenda políticos envolvidos em corrupção. Ademais, faz-se necessário que o governo federal implante uma política de cursos, para os políticos e funcionários que desejarem trabalhar em hospitais, os quais falarão sobre a importância do respeito pela população. Tais medidas terão efeito de capacitar a gestão e funcionalismo das instituições de domínio público além de assegurar o direito à saúde.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!