ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

Os desafios dos atletas paraolímpicos no Brasil

     Em sua obra "Cidadãos de Papel", o memorável escritor Gilberto Dimenstein disserta acerca da inefetividade dos direitos constitucionais, sobretudo, no que se refere à desigualdade de acesso aos benefícios normativos. Diante disso, a conjuntura dessa análise configura-se no Brasil atual, haja vista os desafios enfrentados pelos atletas paraolímpicos no país. Esta realidade deve-se, essencialmente, à falta de incentivos para a infraestrutura adequada das quadras esportivas e ao preconceito enraizado na sociedade brasileira. 


        Inicialmente, é importante ressaltar que a infraestrutura das quadras de esportes tanto públicas como privadas, geralmente, não é adaptada para pessoas com alguma deficiência. Nessa lógica, a Lei Pelé visa democratizar o acesso a atividades esportivas sem quaisquer distinções ou formas de discriminação. Entretanto, fora do plano teórico, os atletas paraolímpicos não têm seus direitos garantidos, uma vez que não possuem espaço adequado para os treinos. Essa dura situação deve-se ao descaso estatal para com essa população, já que o Estado não incentiva a construção de salões adaptados aos esportes paraolímpicos. 


        Além disso, a coletividade brasileira é construída sobre um modelo excludente impostopelos grupos dominantes, no qual o indivíduo que não se encaixa nos padrões estabelecidos sofre periferização. Nessa perspectiva, em sua obra "Casa-grande e senzala", Gilberto Freyre defende que, durante a formação colonial, as diferenças eram vistas com repulsa. Assim, aquelas pessoas com alguma deficiência eram - e ainda são- excluídas. Percebe-se, pois, que o preconceito enraizado na coletividade promove o pouco prestígio dos atletas paralímpicos perante a sociedade brasileira, fato que se reflete nos escassos patrocínios recebidos pelos esportistas. 


         Portanto, para superar os desafios dos atletas paraolímpicos no Brasil, é imprescindível que o Governo Federal, em parceria com as Secretarias Municipais do Esporte e Lazer, crie um Complexo Inclusivo de Esportes em cada distrito do país, através de sua inclusão no plano diretor de cada município. Essa medida visa garantir o que, até o momento, só é assegurado na teoria: o direito desportivo. Além disso, é essencial que a visão estigmatizada do dificiente seja desconstruída. Isso deve ser feito por meio de debates abertos nas escolas e nas comunidades, com ênfase nos feitos atléticos dessa minoria, com o fito de ampliar a visibilidade e a arrecadação de patrocínios para esses atletas. Desse modo, poder-se-á atenuar a desigualdade discutida por Dimenstein.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado