O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Os desafios da sexualidade na adolescência

   O filme Kids (1994) retrata a vida de adolescentes nova-Iorquinos irresponsáveis e ignorantes no auge da epidemia do vírus HIV. Assim como na ficção, hodiernamente, a sexualidade ainda é um desafio entre os jovens. Destarte, faz-se necessário analisar o cenário, relacionando-o com os tabus sobre o impasse e acerca da ausência de educação sexual .


  Em primeira instância, é indubitável que o ensino sobre atos libidinosos ainda enfrenta diversos preconceitos sociais. Segundo a UNESCO, apenas 34% dos jovens afirmam ter conhecimento sobre o vírus HIV e sua forma de transmissão. Por esse motivo, um a cada cinco novos casos estão entre jovens de 15 a 24 anos, isso porque, socialmente, debater sobre sexualidade ainda é um ato escasso e, em alguns casos, considerado proibido dentro das escolas e ambientes familiares. Desse modo, a falta de discussão agrava a desinformação sobre sexo, uma vez que os adolescentes iniciam a vida sexual sem ao menos ter o conhecimento básico referente a ação. 


  Além disso, deve-se abordar, ainda, que a supressão de conhecimento em relação à problemática ainda é uma adversidade. Como resultado, de acordo com a psicóloga e doutora em educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Mary Neide Figueiró, menos de 20% das escolas públicas possuem projetos amplos sobre educação sexual. Análogo a isso, os jovens não possuem conhecimento suficiente iniciar uma vida sexualmente ativa, motivando os alto índices de IST´s, DST´s e de gravidez precoce. Logo, destaca-se que a ausência pedagógica para com o óbice pode acarretar em danos para o adolescente. 


  Evidencia-se, portanto, que a falta de conhecimento é o principal agravante do revés. Em suma, compete ao Ministério da Educação, com a associação de pais e mestres, promover uma maior informação a respeito do óbice. Essa ação deve ser feita por meio de palestras e debates sobre a importância da responsabilidade no ato sexual, com o objetivo de fornecer uma maior oportunidade de conversa no âmbito familiar e educacional, para assim tornar o problema cada vez menor no mundo evitando o caos evidenciado no filme Kids.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!