O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Os desafios da sexualidade na adolescência

 Durante a série norte-americana ''Sex Education'', Ottis passa pela puberdade e encontra algumas dificuldades para entender seu corpo e sexualidade. Também, na atualidade, muitos jovens não sabem lidar com seus corpos em desenvolvimento. Com efeito, a falta de informação por parte dos pais e a falta de liberdade para esse tipo de conversa é um agravante para adolescentes não passarem por essa fase facilmente. Sendo assim, a falta de educação sexual e o tabu existente entre pais e filhos para ter um diálogo construtivo sobre sexualidade, são um dos grandes desafios da sexualidade na adolescência.


  Em primeiro lugar, destaca-se a falta de uma educação sexual no Brasil. Durante o início dos anos 90, muitos artistas foram diagnosticados com diferentes IST's (Infecções Sexualmente Transmissiveis), e isso foi visto durante muito tempo como uma vergonha, pois a sociedade pensava que só homossexuais pegavam IST's, então as pessoas infectadas escondiam isso por muito tempo por medo de serem julgadas, como por exemplo, o cantor Freddy Mercury. Analogamente, ainda existem muitas inseguranças por parte dos jovens,tal como relações homoafetivas; contraceptivos; mudanças corporais, questões que o ensino em educação sexual poderia esclarecer.


  Também é importante destacar, como o tabu impede o compartilhamento de informações. Conforme Freud, o sexo se apresenta como um tabu- espécie de proibição que paira sobre assuntos considerados inquietantes. Tal repressão impede o amplo diálogo sobre o assunto em espaços como a escola e meio familiar, fazendo com que as pessoas busquem informações fora desses meios, o que muitas vezes n é confiável. 


  Portanto, o diálogo e a informação são importantes fatores para amenizar o problema. Diante disso, o Ministério da Educação deve tornar obrigatória a educação sexual nas escolas de ensino fundamental e médio. essa proposta não deve limitar ao conhecimento das ISTs, mas sim promover o debate sobre a sexualidade em si, para quebrar o tabu que existe em torno da mesma e, com isso, trazer mais autoconhecimento e liberdade aos jovens brasileiros. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!