O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Os desafios da sexualidade na adolescência

Na série " Sex Education" Otis um estudante do colégio Moordale, filho de uma terapeuta sexual, juntamente com sua colega Maeve passam a oferecer terapia sexual para os alunos da escola. Ao longo da trama os dois adolescentes ajudam os outros estudantes com problemas sexuais que somente a orientação sexual oferecida pela escola não resolveriam. Fora da ficção a falta de diálogo sobre particularidades do sexo se mostra um desafio na adolescência, acarretando em consequências como gravidez indesejada e frustrações perante determinadas situações, visto que na maioria dos casos nem pais e nem filhos sentem-se confortáveis para a abordagem de tal assunto. Portanto faz-se necessário a análise da problemática e suas respectivas soluções.




Em primeiro lugar o início da vida sexual se dá muitas vezes ainda na adolescência, por isso, a presença da educação sexual é de suma importância nessa fase. Na série, Maeve, "sócia" de Otis na "clínica" tem de lidar com uma gravidez indesejada e consequentemente com um aborto, uma vez que opta por essa opção, visto que, não possui condições financeiras para prosseguir com a gravidez. Situações desse modo poderiam ser evitadas, porém a falta de estrutura familiar da personagem contribui ainda mais com tal cenário. Nos últimos anos o número de adolescentes grávidas reduziu, no entanto, os índices ainda se mantêm bastante expressivos, refletindo que os métodos utilizados não se fazem totalmente eficazes.




Em segundo lugar a insegurança é outro fator primordial nesse assunto, pois muitas vezes a falta de diálogo e apoio presente na família se reflete no comportamento dos jovens em suas relações sexuais. A puberdade traz consigo mudanças tanto físicas, emocionais e psicológicas, que são enfrentadas de diferentes formas por cada indivíduo.Deste modo, a baixa autoestima,a vergonha e a timidez se fazem presentes principalmente nessa faixa etária. Vale ressaltar que são jovens inexperientes iniciando uma vida sexual portanto, quanto mais informações e mais conhecimento lhes forem transmitidos por parte principalmente de pessoas próximas como, pais e familiares, menos complicado se torna essa experiência, e situações como a falta de segurança com o próprio corpo,o medo e até possíveis frustrações se tornam mais fáceis.




Portanto, é imprescindível a providência de medidas para fins de solução de tal impasse. O Ministério da Educação (MEC) por meio de campanhas nas escolas deve oferecer palestras e maiores informações para pais e alunos sobre: educação sexual, métodos contraceptivos e como o diálogo se faz de suma importância perante essas situações. Pais e filhos devem ser os principais interessados, uma vez que situações indesejadas podem surgir a partir do desinteresse para com um assunto de tamanha importância como este, afetando diretamente essas famílias. Deste modo terapeutas como o carismático Otis e a ousada Maeve de "Sex Education" não se farão mais necessários.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!