O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Os desafios da sexualidade na adolescência

Fase adolescente

Há tempos o assunto sexualidade na adolescência tem sido alvo de debates, visto que devido a um mundo globalizado, os jovens estão adquirindo cada vez mais conhecimento. Logo há a necessidade de se discutir sobre isto, haja vista os resultados de um adolescente com sexualidade ativa, desde prazer a se tornar pai ou mãe precocemente.

Ter sexualidade faz parte do processo natural do homem. A adolescência é uma das fases inevitáveis de um indivíduo ? infância, adolescência e vida adulta. Com ela vem a puberdade, o florescimento dos hormônios e uma nova visão a respeito do mundo o qual vive a juventude. Portanto, nesse turbilhão de novas sensações vividas por ela é relevante que se trate do assunto como uma questão social comum.

Falar de sexo com os filhos ainda é um tabu. Mesmo diante a uma sociedade evoluída em conhecimentos, a vergonha e medo por parte de ambos, pais e filhos, por ser um assunto tão pessoal e ao mesmo tempo comum a todos, fala mais alto evitando que tenham diálogo aberto entre si. Uma conversa de uma pessoa experiente com um aprendiz no assunto traz a este conselhos e entendimentos, colaborando com uma melhor aceitação nos desejos afetivos.

Estar sexualmente ativo significa ter prazer, e ao mesmo tempo, responsabilidade para colher os resultados que isto pode trazer. Em entrevista com Marcelo Carvalho, pastor, no Canal Sem Tabus do Youtube, foi demonstrado que o adolescente não é um indivíduo pronto para ter total independência. Uma gravidez, por exemplo, para uma jovem de 15 anos, muda totalmente sua vida, principalmente nos estudos, que possibilitam uma melhor condição de vida futura, e na maioria das vezes são interrompidos.

Conclui-se que para ter-se uma adolescência positiva, ou seja, viver esta fase de forma saudável, respeitando os limites, pensando em uma futura profissão, organizando-se para a vida adulta, é necessário que os pais ou responsáveis dos jovens dialoguem com eles pois são experientes na questão por terem vivido a mesma situação. Conversar abertamente sobre sexo, métodos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e até gravidez, caso o sexo venha a acontecer. No geral, essas condutas ajudam o jovem a ter um psicológico preparado para enfrentar a juventude.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!