O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Os desafios da sexualidade na adolescência

A adolescência é um período de diversas mudanças hormonais e comportamentais na vida de um indivíduo. A sexualidade, nesse contexto, é um tema ainda muito negligenciado pela sociedade, no que se refere ao diálogo com os jovens. Fatores de aspecto educacional e cultural são as principais causas dessa problemática.
É importante pontuar, de início, a omissão da escola na educação sexual dos alunos. Enquanto espaço de aprendizado, é dever dessa instituição abordar temas como: sexo, homofobia e orientação sexual. Entretanto, de acordo com dados do projeto "Educação sem Homofobia" da UFMG, o ensino nesse segmento se resume À reprodução e às doenças sexualmente transmissíveis, durante as aulas de biologia. À guisa de Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele, o que reforça a importância do ambiente acadêmico na formação de cidadãos conscientes.
Outrossim, tem-se a repressão da sociedade em relação a esse tema. A falta de diálogo nas famílias, que muitas vezes inibem quaisquer oportunidades de questionamento, impossibilita um ambiente confiável de troca de conhecimentos e prejudica o desenvolvimento sexual dos adolescentes. DSTs, gravidez indesejada e violência sexual são alguns dos riscos aos quais ficam expostos aqueles que tiveram negado o acesso À informação.
É notória, portanto, a relevância de fatores educacionais e culturais na discussão abordada acima. É dever da escola, em parceria com ONGs locais, estabelecer momentos de aprendizado em sala de aula. A ideia é, a partir de filmes, seminários e rodas de conversa, instruir os alunos e formar cidadãos mais conscientes. Ademais, é dever do Governo, juntamente com a mídia, desenvolver campanhas de conscientização nos principais veículos de comunicação. A ideia do projeto é estimular a sociedade a romper barreiras do preconceito em relação à sexualidade, a fim de promover diálogos saudáveis com os mais jovens na construção de uma sociedade menos opressora.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!