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TEMA DE REDAÇÃO – Os desafios da Educação Inclusiva no Brasil

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Tema os desafios da Educação Inclusiva

Você já se perguntou quais são os desafios enfrentados pela Educação Inclusiva no Brasil? A inclusão de estudantes com necessidades especiais no ambiente escolar regular é um tema vital e complexo.

Neste artigo, vamos explorar os desafios da Educação Inclusiva, analisando as barreiras que ainda existem e as estratégias necessárias para superá-las.

Afinal, entender este contexto é fundamental para todos nós, especialmente para aqueles envolvidos no processo educativo. Além disso, desafio a você criar um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema os desafios da Educação Inclusiva

Textos motivadores sobre o tema os desafios da Educação Inclusiva

TEXTO I

A Educação Inclusiva integra a Educação Especial no ambiente escolar regular, criando um espaço acolhedor para todos. Ela valoriza a diversidade ao considerar que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento.

Dessa forma, existem necessidades que afetam significativamente o aprendizado, exigindo abordagens educacionais específicas, como o uso de recursos especializados. A Educação é um direito de todos e visa ao desenvolvimento integral e ao fortalecimento da personalidade.

Consequentemente, promover o respeito aos direitos humanos é essencial para a construção da cidadania. A Educação Inclusiva, portanto, significa educar todas as crianças no mesmo ambiente escolar, reconhecendo e valorizando as diferenças como diversidade. Assim, essa variedade enriquece a visão de mundo e cria oportunidades de convivência para todas as crianças.

Fonte adaptada: Nova Escola.

TEXTO II

A educação, com o objetivo de formar indivíduos capazes de conviver pacificamente e colaborativamente na sociedade, transcende a preparação para o mercado de trabalho ou a alfabetização. Ela deve promover a cidadania e o respeito à diversidade. 

Neste contexto, a educação inclusiva se destaca, representando a integração do diferente no cotidiano escolar e sendo essencial no sistema de ensino. Inicialmente, o ensino começa em casa e a escola dá continuidade aos valores apresentados no lar, tornando-se um elemento fundamental no processo de inclusão. Dessa maneira, profissionais capacitados orientam as famílias e alunos sobre a aceitação de cada aluno com necessidades especiais.

Além disso, a educação inclusiva promoveu uma ruptura significativa com tabus e paradigmas no ambiente educacional. Segundo Ferreira (2018), anteriormente existia uma divisão entre escolas regulares e especiais, cada uma com o mesmo objetivo de promover o ensino, mas sem integração efetiva. 

Nesse sentido, a educação inclusiva emergiu para acabar com essa segregação, permitindo que alunos com deficiência interajam e se integrem no meio social, conhecendo diferentes realidades e adquirindo aprendizados cruciais para seu desenvolvimento como cidadãos com sonhos e metas futuras.

Portanto, é vital permitir que crianças e jovens compartilhem do mesmo espaço educacional, independentemente de suas limitações. Tal abordagem constrói uma sociedade livre de preconceitos e rica em oportunidades, ou seja,  enfatizando a importância de um sistema educacional inclusivo para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

Fonte adaptada: EducaPeS.

Exemplo de redação sobre o tema educação inclusiva

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5º, à igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa os desafios de inclusão social no âmbito escolar, dificultando, dessa forma, a universalização desse direito tão importante. Nesse sentido, percebe-se um grave erro de contornos específicos que emerge, devido à negligência governamental e à influência midiática.

Desse modo, em primeira análise, a omissão governamental é um desafio presente no problema. A obra "o cidadão de papel", de Gilberto Dimenstein, aborda a ideia de que as normas presentes nos documentos nacionais nem sempre são cumpridas. Sob esse mesmo ponto de vista, deve-se enfatizar a ausência na fiscalização das leis vigentes, que asseguram a inclusão e o bem-estar do aluno, com o propósito de oferecer um ensino mais igualitário, tanto em escolas particulares quanto em públicas. Assim, é preciso que a igualdade seja vista como algo vital.

Em paralelo, a influência midiática é um entrave no que tange ao problema. Para a cartunista brasileira, Marta Medeiros, o homem só silencia aquilo que não quer que venha a tona. Por analogia, é de suma importância o uso de grandes perfis do Instagram, para propagar a conscientização acerca da inclusão escolar, com o intuito de ajudar certas pessoas que estão passando por esse mesmo obstáculo e para evoluir a mentalidade social. Assim, é preciso suscitar a empatia nos meios de comunicação também.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. É imprescindível que o Ministério da Educação, incumbido de garantir o progresso do ensino brasileiro, precisa promover a educação inclusiva para alunos deficientes, por intermédio de professores capacitados, de modo a promover um ensino inclusivo e de qualidade para todos. Além disso, a mídia de massa deve criar um programa, através de entrevistas com especialistas no assunto, com a finalidade de atualizar a mentalidade social sobre a introdução de indivíduos com deficiência nas escolas. Assim, se tornará possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.​

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