O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Os desafios da alimentação escolar no Brasil

No filme A fantástica Fábrica de chocolate, o problema da má alimentação infantil é figurado pelo personagem Augustus, uma criança obesa, devido a dieta hipercalórica. Contrariamente á situação do garoto, estão os estudantes brasileiros, cujos enfretam carência de refeições, seja no âmbito escolar, seja no domociliar. Esse desafio da alimentação escolar brasileira, é decorrente no país, devido a ineficâcia governamental e a extrema desigualdade.


Primordialmente,a situação de insegurança alimentar é reflexo da deseigualdade de renda no território nacional. Como consequência do titúlo de nono país mais desigual do mundo, segundo a ONG (organização não governamental) Oxfam, majoritariamente a situação financeira das fámilias brasileiras é miserável. Com isso é inexorável o agravamento da desnutrição dos jovens, parafraseando o rapper Sid em sua música, "Brasil de quem?", "único pais onde uma alimentação básica de arrroz, feijão e milho é mais cara que um salário mínimo". Dessa forma a merenda escolar é a "esperança" da primeira refeição dessa criança.


Porém o Governo Federal é negligente quanto essa necessidade da realidade nacional. Segundo o filósofo Hegel , o Estado é a unidade da vontade subjetiva e universal. No entanto, essa citação não corresponde a realidade no Brasil, pois mesmo com a essencialidade da merenda escolar para a sobrevivência dos alunos, essa é escassa em instituições pelo pais, devido a falta do repasse de verbas para o colégio. Por consequência o os estudantes brasileiros, findam em um ciclo de uma miúda dieta alimentícia, completamente oposta a do garoto de A Fábrica de Chocolate.


Portanto, a problemática da alimentação escolar brasileira necessita ser mitigada, em razão da insegurança alimentar, ja presente no país, com tudo rnfatizada pela carência das refeições escolares, em decorrência da ausência do repasse de verbas para as Instituições.É mister que o Estado brasileiro, por meio do Tcu (Tribunal de Contas da União) investigar o destino do capital destinada as merendas escolares, além disso devido a urgência o Senado Federal deve sancionar uma lei, aprovando uma ampliação do orçamento destinado para a alimentação dos estudantes, para suprimir a demanda vigente por alimentos. Assim, o aluno das escolas públicas brasileiras, poderá ter uma dieta equilibrada, forá da desnutrição, e fora da situação de obesidade enfrentada pelo personagem Augustus.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!