ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

Os desafios da alimentação escolar no Brasil
O escritor Stefan Zweig, no século XX, exilou-se no Brasil em razão da perseguição comandada por nazifascistas aos judeus na Europa. Ao se encantar com a hospitalidade dos brasileiros, o austríaco escreveu um livro cujo título é repetido até hoje: "Brasil, país do futuro". Entretanto, ao analisar os desafios da alimentação escolar, percebe-se que o austríaco errou na previsão. Infelizmente, notam-se a carência no abastecimento escolar, a validade dos produtos e a desnutrição. Certamente, a alimentação escolar tornou-se uma problemática no país devido a negligência governamental.

Convém ressaltar, a princípio, que, segundo Sócrates, os erros são consequências da ignorância humana. Nesse sentido, é válido observar que, a partir do descaso estatal em relação as falhas municipais e estaduais na garantia do direito à alimentação - artigo 6 -, o âmbito escolar tem seu abastecimento alimentar minimizado e subaproveitado, pois não há interferência necessária para mudar tal situação. À vista disso, é interessante destacar que tal conjuntura se mostra intensificada pela insuficiente efetividade do Estado, uma vez que interfere em políticas públicas e sociais, como na disponibilização de mais capital ao setor. Bom exemplo disso é a dispensa de alunos, em Campinas, por falta de merenda. Dessa forma, a ignorância do Estado com os elementos que asseguram o direito constitucional submete os estudantes a um desenvolvimento nutricional carente.

Além da negligência estatal, a situação também se revela ratificada por fatores sociocultural. Na história do país, com o processo de industrialização, iniciou-se a produção de bens alimentícios com o fito de exportar e obter lucro, sem atender toda a demanda do país e amenizar a miséria. Lamentavelmente, o quadro agroexportador possui influências no território brasileiro até hoje. Prova disso é crianças se alimentarem na escola por não haver condições em casa. Dentro dessa lógica, observa-se que o país possui uma produtividade suficiente para o abastecimento de todos, contudo, há uma distribuição desigual, sujeitando crianças à fome e dependentes da alimentação escolar.

Em suma, medidas são necessárias para resolver o problema. Não se pode ignorar a desnutrição das crianças. O Estado deve e pode, em parceria com o Ministério da Educação, investir no abastecimento escolar, disponibilizando uma parcela maior do PIB às instituições de ensino, a fim de assegurar o direito constitucional à população e de solidificar a base da merenda escolar pública, conciliando o desenvolvimento infantil com uma educação alimentar e uma nutrição saudável. Assim, talvez, a profecia do escritor austríaco se realizará.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado