ENTRAR NA PLATAFORMA
Obsolescência programada

Segundo Jean Jacques Rousseau, filósofo empirista, " A natureza fez o homem feliz e bom mas a sociedade depravava-o e torna-o miserável". Dessa forma, compreende-se que o consumo exacerbado de produtos eletrônicos e a Lucratividade do capitalismo comercial são os principais precursores da absolescência programada, uma vez que trazem sérios riscos as pessoas como também o descarte inapropriado de rejeitos eletrônicos acometendo, desse modo, o meio ambiente. Logo, são necessárias medidas que atenuem tal problemática.


Em primeiro lugar, vale ressaltar, a imparcialidade do capitalismo comercial que utiliza de algoritmos impróprios para gerar lucro. Consoante o site de notícias G1, aparelhos simples cuja vida útil deveriam durar de cinco a seis anos, são predestinados a durar de dois a três. Nesse contexto, entende-se que os consumidores são forçados pelas indústrias a adquirir um novo produto e ,assim, fazendo o descarte inapropriado desses materiais que tem o poder de afetar a natureza.


Além disso, torna-se evidente que o consumo exacerbado de produtos eletrônicos se fez um dos principais motivos da absolescência programada. Conforme o jornal televisivo da Rede Globo,Jornal Nacional, o número de aparelhos celulares em funcionamento em todo o mundo chega a ser de 2,5 telefones celulares para cada uma pessoa. Nesse viés, é provável que a quantidade indiscriminada desses objetos são prejudiciais à população e ao meio ambiente.


Portanto, percebe-se que a lucratividade no capitalismo comercial e o consumo exacerbado contribuem para a obsolescência programada. Por isso, é Mister que o legislativo -órgão responsável pela criação de leis - criem medidas orçamentárias, por meio de leis federais, com o intuito de diminuir os riscos à população. Ademais, cabe às ONGs, designadas pelas empresas que produzem os eletrônicos, o dever de criar centros de reutilização eletrônica, através de verbas ganhas com a venda dos aparelhos usados, a fim de depositar o objeto em locais apropriados para a reutilização. Com isso, espera-se um maior aproveitamento dos produtos diminuindo a obsolescência programada.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde