O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Obsolescência programada

Após a grande depressão de 1929, o nível de consumo da população mundial aumentou drasticamente, isso foi resultado ,entre outros fatores, da obsolescência programada, que pode ser conceituada como, a fabricação de produtos com uma pequena durabilidade. Embora traga alguns benefícios, ela prejudicará as populações futuras, pois está vendo um grande demanda de matéria prima no planeta.


Com o grande recesso econômico ocorrido no Estados Unidos no ano de 1929, as empresas passaram a adotar, como estratégia para a superação da crise, a obsolescência programada. Logo, essa tendência empresarial se espalhou pelo mundo atingindo principalmente as empresas de tecnologia. Atualmente ela é bastante visível na sociedade: os produtos a cada nova geração apresentam elevados desempenho e os antigos vão ficando com sua funcionalidade reduzida.


Algumas das consequências positivas da obsolescência programada é o crescimento econômico, visto que com o aumento do consumo é necessário uma maior contratação de mão de obra. Porém, esse benefício não compensará os prejuízos que ela causará as populações futuras. Na atualidade existe uma grande demanda por matéria prima, estima-se que o consumo das três últimas décadas foi equivalente a 1/3 dos recursos naturais já consumidos. Ademais, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) se a demanda por matérias não renováveis continuar nos níveis atuais, no ano de 2050, o planeta estará vivendo uma grande crise.


Portanto, é fundamental que o Governo por meio de incentivos fiscais incentive as empresas a praticarem a logística reversa, que é um método em que as organizações se responsabilizam pela reutilização e a reciclagem dos seus produtos. Dessa forma, a sociedade será beneficiada na medida em que será utilizado uma menor quantidade de recursos naturais, garantindo as populações futuras a utilização dos mesmos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!