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Obsolescência programada

Para Adam Smith, \" o consumo ? a ?nica finalidade e o ?nico prop?sito de toda produ??o\". Essa vis?o, n?o somente correta, mostra-se tamb?m excessiva, posto que a obsolesc?ncia programada tornou-se frequente nas mercadorias atuais. Isso ocorre, tanto pelo consumismo quanto pela demora em a?es efetivas das entidades respons?veis por medidas de ameniza??o do hiato. Assim, mostra-se imprescind?vel a averigua??o dos fatores a fim de erradic?-los.

Mormente, ? imperioso evidenciar que a obsolesc?ncia programada ? fruto do consumismo. Isso pois, o consumo estimula a produ??o, e como a produ??o tem como prop?sito aquilo que a estimula, objetiva-se, ent?o, a troca recorrente de mercadoria. Essa situa??o se comprova, por exemplo, quando se analisa a durabilidade de eletrodom?sticos de 1950 e os atuais em paralelo com o consumo das duas ?pocas. Antigamente, a demanda por novos produtos era menor, pois se um danificava, ele era consertado, e n?o trocado. Essa atitude suprimia a possibilidade de programa??o da queda da efici?ncia de um produto, o que n?o ocorre hodiernamente. Logo, faz-se mister a altera??o desse cen?rio que n?o condiz ?s reais necessidades de um consumidor.

Outrossim, ? vital destacar que a obsolesc?ncia programada deriva, ainda, do raso desempenho das entidades respons?veis por medidas que minimizem ou erradiquem o problema. Tal circunst?ncia se revela, por exemplo, na impunidade em que se encontram diversas empresas acusadas de programar a queda da efici?ncia de seus produtos, como a Apple. Ent?o, como as institui?es incumbidas do problema n?o se manifestam eficientemente, o ?bice prossegue.

Torna-se indubit?vel, portanto, a indispensabilidade do combate ? obsolesc?ncia programada. Para tanto, urge aos Estados fornecerem ?s suas institui?es de defesa do consumidor verba e apoio suficientes para que ocorram provid?ncias efetivas. Ademais, em parceria com seus ?rg?os respons?veis pela educa??o, devem criar aulas de consumo consciente, de car?ter obrigat?rio devido ? precis?o, por meio de profissionais qualificados e palestras que envolvam as fam?lias, para que os indiv?duos tenham consci?ncia das suas reais necessidades, a fim de combater o consumismo. Dessa forma, a produ??o, apesar de ter como prop?sito o consumo, n?o ocorrer? por meio do desrespeito ao consumidor, acarretando em mercadorias mais duradouras e consumidores mais conscientes.
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