O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Obsolescência programada

Platão, filósofo grego, afirmou, através do Mito da Caverna, que o conhecimento na terra são sombras, defendendo a importância da investigação filosófica na apreensão da realidade. No século XXI, alguns temas ainda reforçam essa idéia. A reflexão em torno da obsolescência programada, cuja polêmica está em quando a ausência do discurso é a melhor opção, encaixa-se em tal cenário. Nesse sentido, é necessário analisar tal quadro, intrinsecamente ligado a aspectos políticos e sociais.


A priori, é imperioso destacar que a obsolescência programada, é fruto do despreparo civil para lidar com a influência do mercado consumidor. Isso porque, mediante a ausência de uma orientação adequada, os indivíduos são expostos, cotidianamente, a objetos de consumo não-funcionais que induz o corpo social a comprar mais. Esse panorama se evidencia, por exemplo, quando se observa o baixo rendimento de aparelhos digitais de ultima geração, cujo defeito advém de fábrica. Logo, é substancial a alteração desse quadro que vai de encontro à possibilidade de escolha inerente ao homem.


Idem, é imperativo pontuar que tal problemática, deriva, ainda, da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Isso se torna mais claro, por exemplo, ao se observar a desatenção governamental referente ao mundo globalizado, cuja atenção esta firmada somente a interesses próprios, no que leva ao esquecimento dos problemas sociais. Ora, se um governo se omite diante uma questão tão importante, entende-se, assim, o porquê de sua continuação. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.


Impende, portanto, que governo se atente e tome medidas para resolver o problema. Para que a população brasileira se desprenda da problemática, é necessário que o Estado, por intermédio de verbas governamentais crie, investimentos em fiscalizações nas importações desses objetos, com profissionais especializados em obsolescência programada, para fiscalizar e bloquear essa importação de objetos não-funcionais, como também punir as empresas que utilizam tal estratégia, através de multas e aumento na cobrança de impostos, com o fim de dá melhor segurança ao corpo social em relação ao mercado. Somente assim, espera-se uma melhora na temática e, consequentemente, a realidade das sombras de Platão se concretiza apenas na teoria e não desejavelmente na prática.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!