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Obsolescência programada

A Crise de 29, também conhecida como a Grande Depressão, sucedeu devido aos artefatos fabricados na época disporem de alta vida útil, que fez com que os compradores não tivessem mais a necessidade de consumir. Sobretudo, atualmente esse contexto antagonizou-se, gerando mercadorias com menor expectativa de vida, na qual encaminha à consumação exacerbada, mediante influências de canais televisivos, e ao descarte acelerado, afetando o meio ambiente em volta de todo o globo.


Em primeiro lugar, de acordo com os sociólogos Theodor Adorno e Max Horkheimer, a produção capitalista fez com que indivíduos se tornassem consumistas, ao sentir a falsa necessidade de possuir tal produto não necessário, gerando um ciclo vicioso e ilimitado de compras. O desenvolvimento do consumismo é o fator principal da exploração ao cliente, feito pelas empresas, e, muitas vezes posto pela mídia, com propagandas que induzem o cidadão através do marketing de influência.


À vista disso, grandes empresas como a "Apple", renovam seus estoques rapidamente com modelos modificados em relação ao produto anterior, sensibilizando o consumidor a obter o novo produto, o que é a causa do descarte elevado e incorreto. De acordo com as recentes pesquisas da ONU - Organização das Nações Unidas são produzidos 50 milhões de toneladas do chamado e-lixo (lixo eletrônico) por ano, sendo que somente 20% é reciclado. Princípio que pode gerar contaminação no solo, além de doenças em quem entra em contato com objeto, geralmente composto por materiais nocivos à saúde.


Diante dos fatos supracitados, medidas para atenuar a obsolescência programada devem ser tomadas. Tais como: fiscalizar publicidades que são exibidas na mídia, através do Ministério Público Federal, e impor multas àquelas que extrapolarem a lei de abusividade de propagandas, propiciando o consumismo; além de, por meio de cada prefeitura, implementar pontos de recolhimento de lixo eletrônico em locais estratégicos do município, para assim, reduzir o impacto socioambiental.

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