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Obsolescência programada

OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA


Na crise de 1929, conhecida como a Grande Depressão, foi ultilizada a obsolescência programada para que a economia do país fosse restaurada. Para tanto, os fabricantes reduziram o tempo de "vida" dos produtos, assim a economia fortaleceu. Contudo, há consequências negativas sobre a obsolescência programada que perpetua no mundo hodierno.


A obsolescência programada gera o consumismo, que no Brasil se torna alarmante, conforme o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), um a cada três brasileiros podem ser considerados um consumidor consciente. Com isso, gera poluição, muitas vezes, pelo descarte de lixo eletrônico indevido, causando contaminação no solo e doenças para os trabalhadores em lixões pelo chumbo dos eletrônicos.


Entretanto, a mídia é um meio que influencia o consumo exacerbado, muitas vezes, alienando o indivíduo a fazer compras supérfluas. Como diria o escrito George Orwell, " a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa." Ademais, com a influencia da mídia gera a absolescência psicológica- prazer em comprar, segundo o SPC Brasil, 36% dos brasileiros fazem compras para aliviar o estresse do cotidiano.


Dessa forma, é necessário que a obsolescência programada seja combatida. É necessário que o Poder Legislativo faça uma lei para fabricantes que praticassem a obsolescência programada, aplicando multa para esses. Ademais, é necessário que o Ministério da Educação, coloque na grade curricular dos alunos sobre economia, para futuramente, não consumirem exacerbadamente, e sim, conscientes.

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