O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Obsolescência programada

Em 1879, Thomas Edison mudou o rumo da história ao criar a lâmpada incandescente, que em pouco depois a mesma foi capaz de permanecer 1500 horas ligada. Do qual, demonstrou durabilidade e qualidade. No entanto, diversas empresas com o intuito de lucrar de forma abundante, manipulam seus clientes- mesmo que a qualidade do produto seja afetada. Isso se evindencia, pela omissão de falhas futuras das mercadorias, em consonância com a manipulação social e comercial.


Primeiramente, é válido destacar que, a ação de omitir informações acerca da resistência de produtos é uma atitude preocupante - praticada por várias empresas. Pois, muitos usuários, principalmente, de tecnologia que ultilizam aparelhos por um determinado tempo, percebem lentidão no processamento ou problemas na bateria. Consequentemente, obtém outro, assim sem notar que foram manipulados pela obsolência programada do aparelho, assim nas maioria das vezes, pagando um preço mais alto. Dessa forma, é inaceitável que consumidores sejam induzidos por atitude tão desonestas, da parte de companhias.


Ademais, com a ascensão das mídias sociais, firmas começaram a ultilizar desse recurso para influenciar e lançar objetos com designer mais modernos. Porém, com diferenças mínimas em relação ao anterior. Visto que, diversos adquirem um item pelo fato de está na moda ou de expressar status, mesmo que o antigo, ainda estivesse em boa qualidade. Desse modo, tais condutas empresariais são inadimissíveis


Portanto, é primordial que o Poder Legislativo aliado a Secretaria Nacional do Consumidor, aplique projetos de leis, que visem fiscalizar de forma mais árdua corporações de pequeno e grande porte, sobre integridade dos produtos. Além disso, é essencial que o Ministério da Educação adote palestas que tencionam cientificar a população sobre as armadilhas comerciais. Dessarte, a sociedade será mais honesta e desenvolvida.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!