O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Obsolescência programada

Desde o início do meio técnico-científico-informacional a obsolescência programada dos produtos ocorrem com cada vez mais frequência, através dos vários aperfeiçoamentos destes. Entretanto, essa constante evolução tecnológica não só incentiva o consumismo exagerado, como também produz mais resíduos com descartes incorretos.


Com a ascensão capitalista, as empresa esforçam-se para melhorar, de forma gradual, tanto os serviços fornecidos, como também os produtos, nota-se isso através dos antigos modelos de produção: fordismo, toyotismo, entre outros , que almejam, não só o lucro, como também a inovação tecnológica. Porém, esta prática fomenta, cada vez mais, a necessidade de troca com muita frequência e a rápida obsolescência, o que induz os consumidores a não só acompanharem os lançamentos de forma frenética, como também incentiva o consumismo exacerbado.


Além da problemática exposta, há também a crescente produção de resíduos tecnológicos, que muitas vezes, no Brasil, têm descartes incorretos de forma que prejudicam o ecossistema e inviabilizam a reutilização e reciclagem destes o que, de maneira inevitável, causa um acúmulo exacerbado. Segundo Bauman, a sociedade de consumidores é impensável sem uma fluorescente indústria de remoção de lixo.


Desta forma, torna-se necessário que a população reaja a estes estímulos consumistas, alertando não só uns aos outros, como também as autoridades responsáveis pelos consumidores. Há também, a necessidade de conscientização sobre coletas seletivas, para que estes resíduos sejam reutilizados , diminuindo assim a quantidade de lixo. Desta forma, haverá não só o Brasil, como também uma humanidade mais consciente e sustentável.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!