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Obsolescência programada

A obsolecência programada foi um dos problemas gerados pelo consumismo, esse por sua vez é consequência da Revolução Técnico-Científica-Informacional, já que com o surgimento de produtos mais modernos, faz com que o consumidor se sinta atraído pela modernidade. A partir disso, empresas passaram a fabricar produtos que deveriam ter longa duração, com prazos de validade. Logo, isso desencadeou não só uma alienação, como também o enriquecimento das empresas.

Em primeiro plano, é importante abordar o que dizia Antônio Gomes Lacerda: "Alienação! Caminho da Servidão", visto que o ser humano está tão acostumado com a tecnologia, que acaba ficando alienado a ela, sem perceber o porquê de seus aparelhos durarem pouco. Com isso, dedica-se por horas em seu trabalho para apenas conseguir repor o produto que obteve defeito, como é o caso de um aparelho televisor queimado, haja vista que os modelos atuais possuem duração mínima. Desse modo, devem ser adotadas ações, a fim de minimizar a alienação em que a sociedade é colocada.

Ademais, é fundamental destacar que alguém sai beneficiado a partir da obsolecência programada, sendo elas, as empresas fabricantes desses produtos. Nessa perspectiva, as fabricantes, como por exemplo a Samsung, produz seus aparelhos para durarem em média três anos, sabendo assim que todos os anos terá um consumidor querendo trocar o aparelho defeituoso. Dessa maneira, as empresas se aproveitam para lançar modelos mais modernos e caros e, por conseguinte, descartar os ultrapassados.

Conclui-se, portanto, que o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), deve por meio de campanhas publicitárias, podendo essas ser em rádio, televisão, jornais ou redes sociais, esclarecer ao público consumidor o porquê de seus produtos durarem tão pouco, a fim de minimizar a alienação e impedir que as empresas enriqueçam em cima disso. Dessa forma, o consumidor terá conhecimento sobre algo que as empresas fazem questão de omitir e os induzem a continuar comprando.

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