O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Obsolescência programada

´´No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho. ´´ Semelhante aos versos do Poeta Carlos Drummond de Andrade, vê - se que, atualmente, a obsolescência programada é um gigantesco obstáculo nas trilhas do Brasil. Nesse contexto, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.

Deve-se analisar, primeiramente, a obsolescência dirigida como sufixo da ineficiência de políticas públicas do Estado. Segundo Kant, filosofo Alemão, ´´o homem é aquilo que a educação faz dele.´´ Logo, percebe se veracidade da educação para superar esse problema. Contudo, o Brasil caminha num sentido contrário ao pensamento Kantiano, uma vez que diverge com grande escala do ordenamento máximo em vigor, a constituição Federal, por dificultar o acesso à educação necessária à sociedade, por meio da inadequação das escolas públicas cujas as estruturas pouco englobam o casamento de palestras sobre os efeitos do consumismo programado, por exemplo. Assim, torna se inadmissível que as questões relacionadas a limitação da vida útil não façam parte das prioridades do Estado, contrapondo se a sua própria constituição.

Em segunda análise, convém frisar que o frágil conhecimento da sociedade civil sobre as consequências da obsolescência programada é um dos propulsores do problema. Por exemplo, a redução da vida útil do aparelho eletrônico aumenta o descarte deliberado de lixo, e assim por diante. Nesse ínterim, uma prova do quão a educação é importante para debelar essa problemática está na frase do Padre Antônio, ´´A boa educação é moeda de ouro, em todo parte tem valor. ´´ Nesse cenário, vale ressaltar a procura inteirar se sobre os efeitos da redução da vida útil.

Portanto, para que o problema supracitado seja solucionado, Estado e Sociedade devem agir veementemente. Por conseguinte, o Estado na figura do Ministério da Educação deve investir em políticas públicas eficazes nas escolas privadas e públicas das capitais e dos interiores. Outrossim, essas políticas devem conter materiais escolares com assuntos relacionados a obsolescência programada, retratando os seus efeitos, a fim que todos - sem distinção - possam formar um pensamento crítico. Além disso, a sociedade deve ser estimulada a fazer campanhas eficazes, nos grandes centros urbanos, nas redes sociais, de modo a instigar a população a combater o problema aludido, no intuito de superar esses ´´gigantescas pedras. ´´

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!