O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O uso excessivo de celulares na infância

Desde a Revolução Industrial, os meios eletrônicos são predominantemente escolhidos em detrimento as pessoas. Na atualidade, o cenário não muda. As crianças passam cada vez mais tempo no celular do que brincando fisicamente com outras de mesma idade. Essa dependência aos smartfones pode trazer não só o vício ao celular, mas também submeter o menor aos perigos que a internet oferece.


Em primeira análise, cabe ressaltar que o poder vicioso que a internet tem preocupa milhares de famílias hodiernamente, trazendo problemas que afetam o comportamento familiar e estudantil, e ao longo do tempo pode causar danos de difíceis reparos a saúde mental da vítima. Segundo Jornal Folha de São Paulo, 82% das crianças usam seus celulares e tablets por tempo superior a seis horas diárias, enquanto o recomendado por especialistas seria menos da metade desse número.


Além disso, o mundo virtual não é um meio totalmente seguro. No início do ano de 2019, foi relatado diversos casos de tentativa de homicídio cometidos por crianças, em que relataram que foram instruídas a isso por uma boneca chamada ''MOMO'' que as ameaçavam enquanto aparecia nos vídeos infantis do youtube. É inaceitável que casos como esses voltem a se repetir em pleno século XXI.


Infere-se, portanto, que é dever da família orientar as crianças sobre cuidados que são necessários ao navegar na web. No entanto, é imprescindível que mesmo orientados, os menores sejam monitorados enquanto navegam para que casos como o da boneca MOMO acabem de vez. Outrossim, a navegação deve ser limitada a duas horas diárias no máximo, para que o menor possa se ocupar de outras atividades. Ademais, a mídia deve divulgar sobre os perigos que podem alcançar os jovens e adolescentes, apresentando propagandas em horário nobre na TV, para que o maior número de pessoas possam ser alcançadas. Só assim, tratando causas e minimizando efeitos, as crianças do Brasil não serão mais afetadas pelas mazelas da internet e casos como ocorridos no início do ano, se encerrarão de vez no país.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!