O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O uso excessivo de celulares na infância

É indubitável que o uso excessivo do celular na infância cresceu consideravelmente por se tratar de uma nova era digital. Ademais, sabe-se que o smartphone é usado muitas vezes como uma forma de entretenimento para a criança. Dentre tantos fatores relevantes, destacam-se a educação familiar e os riscos e prejuízos que o uso excessivo do celular pode acarretar.


Em primeiro lugar, sabe-se que o uso excessivo do celular na infância, se dá pela frequência em que a criança está exposta as telas digitais. Sendo assim, a criança que tende a ficar mais presente no mundo tecnológico perde facilmente seus hábitos rotineiros do dia a dia. Conforme o pensamento kantiano, o ser humano é aquilo que a educação faz dele, nada obstante, é necessária uma educação familiar para que a criança não deixe de lado as brincadeiras tradicionais e não sejam influenciados por seus colegas.


Por conseguinte, presencia-se os riscos e prejuízos que o uso excessivo do celular pode causar aos pequenos, visto que o primeiro contato com o universo digital só deveria ocorrer após os dois anos de idade. No entanto, o uso não controlado pelos pais pode apresentar riscos a médio e longo prazo, tais como problema de visão, influência negativa da internet e falta de concentração o que leva à queda do rendimento escolar.


Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. As escolas em parceria com psicólogos e profissionais da área, devem criar projetos e campanhas consciêntizadoras, a fim de levar o conhecimento acerca do mundo digital para os pais e familiares e no que se reflete o uso de celular na infância de modo excessivo. Além disso, é mister os pais ou responsáveis participarem de sessões com psicólogos para assim terem boas orientações, visto que um dos pontos negativos para uma boa educação familiar é o distanciamento entre os pais e a criança pelo fato dos pais não terem muito tempo com seus filhos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!