ENTRAR NA PLATAFORMA
O streaming e a revolução no consumo de mídias

A prensa de Gutenberg foi uma das revoluções comunicacionais mais importante do século XV, já que possibilitou a disseminação de livros e informações por todo o mundo. Atualmente, a disseminação de conteúdos se dá pela internet, e, mais especificamente, por plataformas de streaming. Dessa forma, esse tipo de ferramenta online incorpora facilidade no acesso à cultura e trouxe uma mudança radical na forma de consumir conteúdo pela internet.


Primeiramente, graças a sites de transmissão de conteúdo digital, barreiras foram quebradas no quesito de acesso a informações. De acordo com o sociólogo Florestan Fernandes, o Brasil é um país intrinsecamente marcado por desigualdades. Sendo assim, o streaming aparece como agente distribuidor de todo tipo de entretenimento e consequentemente, informações, diminuindo obstáculos culturais entre os brasileiros.


Ademais, a facilidade oferecida por ferramentas de transmissão online causou sua popularidade e distribuição pela população. Segundo dados distribuídos pela Recording Industry Association of America(RIAA), o streaming representa 75% da indústria musical, enquanto a mídia física, apenas 10%. Infere-se, portanto, que esse tipo de plataforma veio como uma revolução, ultrapassando a tradicional forma de consumir mídias digitais.


Em síntese, a importância do streaming se dá pela possibilidade de todos terem um acesso facilitado a mídias no ambiente virtual. É indubitável que o Ministério da Cultura, em parceria com o Governo Federal conceda a essas plataformas incentivos fiscais para facilitar sua atuação, visando difundir o streaming para os brasileiros e como resultado disso, levar cultura e tecnologia para todos. Faz-se importante, também, que os Ministérios da Educação e da Cultura realizem parcerias público-privadas com escolas e sites de transmissão de mídias, objetivando o uso da tecnologia como fonte de conhecimento.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde