São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. Porém, a questão do silenciamento das mulheres contraría o ponto de vista do filósofo, uma vez que, no Brasil, esse grupo é vitíma de discriminação constante. Nesse contexto, é evidente injustiça, bem como o legado histórico.
Em primeira análise, a questão da impunidade mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. Nessa perspectiva, a máxima de Martin Luther King de que ¨ a injustiça num lugar,ameaça em todo lugar¨ cabe perfeitamente. De acordo com essa perspectiva, mulheres são tratadas com inferioridade no relacionamento (caso mais comum é a violência doméstica) e até mesmo em local de trabalho, sendo silenciadas de todas as formas, geralmente por homens. Nesse contexto, é verídico que a dominação masculina ainda é potente em pleno século XXI ,no qual é uma injustiça, pois o sexo oposto não possui nem lugar de fala, o que dificulta a erradicação do problema.
Outro ponto relevante, nessa temática, é o legado histórico. De acordo com o pensamento de Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Desse modo, o rebaixamento de mulheres não é considerado um pensamento atual e sim um retrógrado,ou seja, a voz e o poder masculino já existiam há muito tempo, diferentemente do caso feminino. Assim, é possível notar que o entendimento de muitos hoje é um resultado de seus antepassados, que transferem esse errado e machista¨conhecimento¨ que passa em geração para novas gerações e, dessa forma, se não ocorrer nenhum tipo de intervenção, esse conceito de que o homem é superior à mulher irá permanecer por longos anos, decádas ou até mesmo séculos.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, é necessário que o Ministério dos Direitos Humanos, em parceria com canais de televisão,faça propagandas que falem sobre mulheres a não se silenciarem perante a sociedade e como elas podem lutar contra essa dominação masculina atual,se manisfentando em suas redes sociais,inspirando outras mulheres a fazerem o mesmo. Tal ação pode,ainda,contar com palestras em escolas, desconstruindo pensamentos machistas da nova geração, com o objetivo de dar espaço à mulher futuramente. A partir dessas ações, espera-se a construção de um Brasil melhor.