ENTRAR NA PLATAFORMA
O reflexo da tecnologia no mercado de trabalho e as novas profissões

Com o salto tecnológico iniciado na Segunda Guerra Mundial, a internet vem sendo uma inovação predominante. Consequentemente trazendo evoluções ao seu redor. Visto a ampla gama de benefícios, se destaca também a obsolecência de outras áreas que ela influi, por exemplo, os trabalhos manuais que agora são substituídos por máquinas. No Brasil, tal realidade é vivida, embora a tecnologia traga novos empregos.


Em primeiro plano, a substituição da mão-de-obra humana pela robótica tem sido um dos principais motivos do desemprego na contemporaneidade. Este advento pode ser visto, por exemplo, no âmbito agrícola onde as máquinas têm função em maior escala. Embora essa demanda tenha aspecto positivo, deixa em absoleto o emprego humano.


Por conseguinte, o reflexo da tecnologia no mercado de trabalho também tem gerado novas profissões, os youtubers e os blogueiros são exemplos destes ofícios. Contudo, há pela parte da sociedade uma má adequação quanto a esses empregos. Portanto, tal ótica os fazem mercê do desemprego e não os dão o direito de usufruir de fato o avanço que tem noticiado.


Destarte, fica imutável as mudanças que a tecnologia produz, entretanto se usufruirmos as novas oportunidades geradas, o cenário poderá ser invertido. Assim, cabe ao Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Ministério do Trabalho, oferecer estudos de qualificação que acompanhem as exigências do mercado de trabalho; e por meio de campanhas e palestras midiáticas, promover à sociedade o conhecimento de como usar a tecnologia a seu favor, vislumbrando a ampla gama de alternativas que ela tem a oferecer.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde