ENTRAR NA PLATAFORMA
O reflexo da tecnologia no mercado de trabalho e as novas profissões
A constituição, garante aos trabalhadores proteção em face da automação, nesses termos, em tese, os trabalhadores têm a segurança de não serem substituídos por máquinas. Entretanto, essa norma não tem alcançado eficácia social, seja pela falta de lei complementar para criar normas mais diretas sobre o tema, seja pela falta de adequação dos trabalhadores aos novos modos de emprego.
Cabe salientar, a princípio, que segundo reportagem do G1, trabalhadores de uma usina de cana-de-açúcar na região do Mato Grosso do Sul, alegaram ter perdido seus empregos por conta da chegada de máquinas para executarem suas antigas funções. Nessa esteira, é possível observar que esse assunto tem sido prejudicial e recorrente na sociedade. Nesse diapasão, é possível fazer remissão a pensamento de Steve Jobs: '' a tecnologia move o mundo''. Partindo desse pensamento, é necessário que sejam tomadas medidas capazes de ''mover'' e resolver o problema, pois é inadmissível que seja feita uma mudança tão radical no mercado de trabalho, sem que se assegurem as garantias do trabalhador.
Ademais, é válido ressaltar, que existem funções em que a substituição de homens por máquinas é vantajosa tanto para o empregador, quanto para o trabalhador. Nessa ótica, um artigo da revista exame informou que nos Estados Unidos, 98% das cirurgias de próstata são feitas com o auxílio de robôs. Sendo assim, conclui-se que, os modos de emprego tendem a mudar um pouco, tendo em vista que essa mudança já vem acontecendo desde a segunda guerra mundial, quando ocorreu o grande salto da tecnologia. Partindo desse pressuposto, é de clareza solar que em alguns casos os homens devem continuar exercendo suas funções, mas em outros, alguns ofícios ficarão ultrapassados, realocando profissionais o novos nichos de emprego. Portanto, em ambos os casos, urge que o trabalhador esteja protegido.
Destarte, diante dos fatos supracitados, é necessário que o presidente da república, que é o chefe do poder executivo e autoridade máxima do País, por meio de medida provisória de relevância e urgência, inclua lei infraconstitucional para regulamentar a proteção de trabalhadores em face da automação e a transição segura de algumas funções para novos nichos por conta da inovação tecnológica, com a finalidade de assegurar o emprego e garantir estabilidade ao trabalhador frente ás mudanças do mundo do trabalho. Para que assim se ratifique o pensamento de Oscar Wilde '' o primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação''
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde