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O problema do alcoolismo na sociedade brasileira

No seriado norte-americano "Grey's Anatomy", são abordados os problemas familiares e profissionais enfrentados pelo médico Richard Weber devido a seu problema com o alcoolismo, assim como sua luta contra o vício. Fora da ficção, muitas famílias brasileiras também sofrem as consequências do consumo exagerado de álcool, que tem como causas o atual padrão de vida pós-moderno e o intenso estímulo causado pelas mídias sociais, de modo que atinge indivíduos de diversas faixas etárias sem distinção.


Em primeiro lugar, o vício pode nascer como uma forma de escape aos problemas da sociedade contemporânea. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, a contemporaneidade é marcada pelas relações sociais "líquidas", ou seja, efêmeras e cada vez mais flexíveis. Essa tendência causa, nos indivíduos, um sentimento maior de insegurança que pode, muitas vezes, desenvolver para um quadro depressivo. Nesse cenário, é comum que os brasileiros que se apresentem em tal situação de dificuldade para lidar com as frustrações pessoais próprias do momento histórico vivido recorram a bebidas alcoólicas para fugir da realidade, em vez de procurar ajuda profissional. Dessa forma, a bebida proporciona, ao alcoólatra, os sentimentos bons aos quais ele não tem acesso em estado de sobriedade.


Em segundo lugar, as propagandas de bebidas alcoólicas ainda possuem grande espaço na mídia. Os comerciais de cerveja são muito lembrados pelos bordões que originam e pelas mulheres que apresentam como representantes de seus produtos. Essas formas de apologia são responsáveis, em grande parte, pelo alto consumo da substância no Brasil, já que associam a bebida a um tipo de sentimento positivo buscado por jovens e adultos. Nesse sentido, tais campanhas ignoram o poder que possuem em fomentar o problema do alcoolismo no país e suas consequências danosas à sociedade, como as violências doméstica e de trânsito e os problemas de saúde, tal qual a cirrose.


Logo, é necessário que medidas direcionadas sejam tomadas por agentes específicos no combate ao problema do alcoolismo no Brasil. Para tanto, é preciso que o Poder Legislativo, por meio da criação de um projeto de lei, proíba a veiculação de propagandas de cerveja e outras bebidas alcoólicas na mídia, como canais abertos da televisão, a fim de que menos pessoas tenham acesso a tais materiais e sintam-se estimulados ao consumo. Só assim, será possível reduzir os efeitos negativos do alcoolismo na sociedade brasileira.

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