ENTRAR NA PLATAFORMA
O problema do alcoolismo na sociedade brasileira

 


O conceito de entropia, da física, mensura o grau de desordem em um sistema. No entanto, fora das ciências da natureza, no que concerne o excessivo uso do álcool, percebe-se a configuração de um problema entrópico, em virtude do caos presente na questão. Nesse contexto, torna-se necessário o debate acerca do alcoolismo na sociedade brasileira.


A princípio, é imperioso destacar que, em função da publicidade positiva, essa droga lícita é normalizada no meio social. A respeito disso, é válido mencionar os filmes e séries contemporâneos que difundem e normalizam o uso do álcool e, por isso, o seu uso se torna exagerado e perigoso – conforme a Folha de São Paulo, mais da metade da população brasileira de 12 a 65 anos declarou ter consumido bebida alcoólica alguma vez na vida. Desse modo, é inegável que a glamorização do alcoolismo auxilia na sua utilização de maneira inconsequente.


 


Além disso, é relevante ressaltar a heterogeneidade da bebida alcoólica com o trânsito. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o álcool é o maior responsável por mortes de brasileiros entre 15 e 19 anos, seja em acidentes ou por paradas cardíacas. Sob essa ótica, observa-se que existe a incompatibilidade desses dois meios, por causa disso, em 2008, foi redigida a Lei Seca que pune legalmente os motoristas alcoolizados. Dessa forma, evidencia-se o problema da desobediência penal que prejudica o trânsito brasileiro.


 


 É evidente, portanto, que são necessárias medidas para diminuir os impactos do alcoolismo no Brasil. Para a implementação de uma consciência coletiva, urge que o Ministério da Saúde, por meio de verbas governamentais, reserve um horário nobre nas redes televisas para ressaltar os impactos negativos do uso do álcool, a fim de diminuir a glamorização realizada pela indústria cinematográfica. Outrossim, é vital que o Poder Legislativo, pela sua função na criação de leis, aumente as penalidades da Lei Seca e introduza fiscais nas principais rodovias do país, com o objetivo de reduzir a tramitação de embriagados. Somente assim, o álcool não será um problema entrópico na sociedade brasileira.  

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde