ENTRAR NA PLATAFORMA
O problema do alcoolismo na sociedade brasileira

O estourar do champanhe às zero horas do primeiro dia do ano; a foto publicada do "sextou" acompanhada de alguma bebida; a glamourização das propagandas de cerveja; situações assim dão força à associação do álcool com momentos felizes e agradáveis da vida. Desse modo, o consumo dessa substância é cada vez mais precoce na sociedade, o que acarreta em problemas futuros como doenças e dependência. Logo, medidas para prevenir a repetição desses casos devem ser tomadas.


Em princípio, cabe analisar que a motivação principal que leva os adolescentes à ingestão do álcool é a necessidade de se sentir incluído em um grupo social. Segundo uma pesquisa publicada na revista Veja, a maioria dos adolescentes têm seu primeiro contato com o álcool na casa de amigos, com bebidas doces, baratas. Muitos utilizam desse recurso para inibir a timidez e se sentirem mais confiantes para fazer novas amizades. Por conseguinte, sentem uma constante necessidade de repetir o uso em outras ocasiões para que socializem de forma mais fácil, o que pode levar ao vício.


Outrossim, o ato de embriagar-se de modo desmoderado ao longo da vida ocasiona em diversas doenças. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o álcool é o causante de 60 doenças e ferimentos. Somente em São Paulo, a cada 20 minutos alguém é internado por problemas relacionados ao álcool. Dessa forma, constata-se que o consumo sem moderação dessa droga lícita trás sérios danos à sociedade.


Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater os fatores que levam ao abuso de álcool no Brasil. Para tanto, cabe ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação - responsável pela administração e manutenção da saúde pública e responsável pela formação civil, respectivamente -, a realização de projetos nas escolas, através de palestras e trabalhos, com o intuito de expor os problemas que o álcool causa. Ademais, o Poder Legislativo deve aumentar os impostos em bebidas alcoólicas a fim de que se reduza o consumo, assemelhando-se ao feito no combate ao tabagismo. Assim, o laço que une os momentos alegres com o uso de álcool será desfeito na sociedade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde