O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O problema do alcoolismo na sociedade brasileira

O alcoolismo é uma doença que está presente em 15% da população brasileira, segundo o site Brasil Escola. Esse vício corrobora para um indivíduo instável físcamente, psicologicamente e socialmente. O acesso a essa substância é fácil, ou seja, torna-se um problema pois os jovens possuem essa acessibilidade. Assim, é necessário medidas eficazes para a solução da problemática.


O convívio com pessoas, sendo familiares ou amigos, que consomem essa droga lícita suscita á vítima ter o contato mais cedo com a bebida podendo torna-se um alcoólatra. Há também situações que por pressão de grupos sociais obriga os jovens a consumir essas drogas para que esse não seja excluído socialmente, como Émile Durkheim referiu-se ao fato social coercitivo. Além disso, o indivíduo que possui doenças psicológicas tende-se a procurar formas de amenizar sua situação consumindoas drogas lícitas ou ilícitas.


As situações que levam o indivíduo torna-se um alcoólatra podem ser diversas, mas as consequências são as mesmas. Por causa do consumo exacerbado o cidadão fica dependente do ácool, sofrendo com crises de abistinência e doenças como o câncer que podem levar a morte. Além de causar problema a ele próprio, o alcoólatra prejudica as pessoas com quem convíve. Sob efeito do ácool, não possui consciência do seu comportamento e de seus atos, podendo ter uma conduta violenta, causar discussões e dirigir em alta velocidade podendo acontecer um acidente


Em suma, o ministério da Saúde em parceria com o ministério de Mídia e Tecnológia têm de elaborar propagandas através das emissoras de televisão, que conscientizem a população brasileira que o consumo de bebidas alcoólicas além de prejudicar o próprio indivíduo, atinge toda a sociedade. Por fim o poder Judiciário deve através de leis aumentar as fiscalizações em comércios para que não facilite a venda do produto ao jovem, assim podendo amenizar o número de brasileiros que sofrem com o alcoolismo.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!