O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O problema da invisibilidade social

A invisibilidade social é um problema presente no cotidiano brasileiro. Todos os dias milhares de pessoas como garis, moradores de rua e usuários de drogas são ignorados pelos olhares e ações dos que estão a sua volta, denotando um desprezo social por estes indivíduos.
Há, no senso comum, a ideia de "ser alguém" alinhada com o ciclo de vida padrão do imaginário brasileiro: nascer, estudar e trabalhar para, enfim, "ser alguém", ou seja, ser e sentir-se reconhecido pela sua função social. Porém, há aqueles que por opção ou (principalmente) pela falta desta ficam alheios a esse sistema, caindo no humilhante quadro da invisibilidade social, que pode inclusive levar à depressão os ditos "invisíveis."
Uma das causas da invisibilidade social é a desigualdade da distribuição de renda no Brasil, e, consequentemente, de oportunidades. Muitos brasileiros não possuem chances de conseguir um bom emprego ou uma boa formação educacional, comprometendo, assim, suas chances de ter sua função social reconhecida pela sociedade.
Para mudar esse quadro é necessário que o governo, em conjunto com a mídia, trabalhe de forma a exaltar a função social de profissões menos prestigiadas, como a de garis e lixeiros. Também é necessário maiores investimentos em educação, facilitando o acesso às universidades e contratando mais professores para as escolas públicas, para que os cidadãos tenham cada vez melhores oportunidades de estudo e trabalho, independente da classe social.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!