O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O problema da invisibilidade social

A capa
O reconhecimento da existência do indivíduo enquanto ser humano, assim como a valorização da atividade que ele exerce no cotidiano, é de fundamental importância para que as pessoas sinta-se pertencentes da sociedade. Contudo, no Brasil, determinados grupos sociais se tornam invisíveis, logo não são valorizados como humanos pela a maioria da população. Gerando, nesse viés, problemas diversos a esses indivíduos "invisíveis".
Nesse contexto, a invisibilidade social, apesar de ser multifatorial, tem como causas de destaque a segregação social de classes, pois está relacionado a má distribuição de renda e o " status" socioeconômico que o sistema Capitalista perpetua. Nesse sentido, pessoas que estão à margem da sociedade, por exemplo pobres, pessoas em situação de rua e pessoas que exercem profissões desprovidas de status e reconhecimento social, como os garis, que estão incluindos no "fenômeno" da invisibilidade.
Por conseguinte, essas pessoas são apenas percebidas como "elementos" que realizam trabalhos, aos quais a classe dominante jamais se submeteria. Além disso, a invisibilidade ocasiona vários empecilhos psicossociais nas vítimas desse " fenômeno", tais como baixa autoestima, baixa produtividade no trabalho, depressão e até suicídio.
Dessa forma, para promover uma sociedade com respeito e igualdade dos valores humanos, é necessário que o Governo Federal acabe colma segregação de classes, através do maior acesso à renda, por meio de programas de assistência, como o Bolsa Família. Aliado a isso, o Gorveno Estadual e Municipal deve implementar programas de conscientização - através de palestras sobre o tema nas escolas- e também pelo uso da arte, como o grafite, para expor a perversidade da invisibilidade. Paralelamente, as famílias têm o papel de educar os filhos a promover o respeito e a valorização, independente da condição socioeconômica. Dessa maneira, pouco a pouco " retiraremos a capa da invisibilidade desses indivíduos "invisíveis".
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!