ENTRAR NA PLATAFORMA
O problema da invisibilidade social

          Promulgada pela Organização das Nações Unidas em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, garante a todos os indivíduos, sem qualquer distinção, o direito à saúde, educação, segurança e ao bem-estar social. Porém, o que temos nas ruas é a invisibilidade social, onde moradores e trabalhadores braçais, como garis, não são notados pela sociedade. Isso ocorre porque para o corpo social, quem não está bem posicionado socialmente, é apenas uma sombra. Dessa forma, é urgente que medidas sejam tomadas a fim de reverter esse quadro, que é motivado pela desigualdade social e preconceito.


          Inquestionavelmente, a educação é o fator principal para o desenvolvimento de um país. Entretanto, faltam medidas efetivas por parte das autoridades competentes, para que os cidadãos tenham iguais possibilidades de educação, moradia e oportunidade no mercado de trabalho. Com intuito de erradicar as desigualdades sociais, sendo esses tão presentes atualmente que não causa choque encontrar moradores de rua e cheira cola nas esquinas. Uma comprovação disso são os dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, onde em 2015 o Brasil tinha 101 mil pessoas em situação de rua.


          Além disso, o preconceito é um impulsionador do problema, cenas de preconceito quanto à invisibilidade social é comum nas ruas brasileiras, como comprovada na tese de um professor da USP, que passou oito anos trabalhando de gari e diariamente não recebia bom dia, muito menos pedido de desculpas.  Tal cenário precisa ser mudado, como afirma Nelson Mandela, as pessoas não nascem odiando as outras, elas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, também podem aprender a amar.


          Diante dos fatos, é necessário que o Governo, juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Social, financie projetos educacionais e campanhas midiáticas, visando a construção de um mundo melhor, erradicando o problema. Ação que se inicia no presente, será capaz de modificar o futuro de toda a sociedade, e dessa forma, garantirá o cumprimento dos direitos existentes na Declaração dos Direitos Humanos de forma integral.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde