O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

O problema da invisibilidade social

Sociedade inclusiva


Discussões envolvendo a invisibilidade social têm sido levantadas há muito tempo. Entretanto é fato que, nos últimos anos, em contexto de um mundo capitalista com maior valorização da aparência este problema tem se agravado. Nesse sentido, convém analisar as principais consequências desse impasse na sociedade.


Inicialmente, relacionando o pensamento do jornalista e escritor brasileiro Gilberto Dimenstein "mais do que anônimos entre milhares de habitantes de uma cidade, passam despercebidos em todos os lugares. Não se sentem pertencendo a nada. Nem a si mesmo." À invisibilidade social é perceptível que além de um preconceito cotidiano, gera sentimentos de desprezo e exclusão.


Por conseguinte, infelizmente a invisibilidade dos marginalizados da sociedade tornou-se comum. Visto que segundo o escritor e psiquiatra Augusto Cury são "lixo do sistema" sistema qual utiliza as pessoas e depois a descarta como objetos.


Portanto, é imprescindível que infelizmente o capitalismo moldou um ser estranho e medidas necessitam serem tomadas. O governo aliado ao Ministério de Educação e Cultura (MEC) e ao Ministério de Saúde (MS) deve promover palestras sobre as consequências da invisibilidade social desenvolvendo também projetos de reintegração com acesso a psicólogos e ajudas financeiras por meio de verbas governamentais. Assim, uma sociedade inclusiva ficará mais próxima da realidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!