ENTRAR NA PLATAFORMA
O problema da invisibilidade social
A invisibilidade social é um fator muito marcante na sociedade contemporânea, apresentando raízes em aspectos sociais e econômicos. Sua persistência, porém, não pode ser vista como algo "normal", sendo necessário o desenvolvimento de uma reeducação social, garantindo que certas profissões e indivíduos sejam tratados de modo digno e respeitoso.
Em primeiro lugar, é preciso entender que a invisibilidade social está diretamente relacionada ao papel econômico que um grupo ou indivíduo exerce na sociedade. No seu estudo sobre o materialismo histórico, o sociólogo Karl Marx desenvolve o conceito de determinismo econômico, no qual se verifica que as relações sociais são influenciadas pelas relações de produção. Logo, é possível afirmar que se um indivíduo, aos olhos da sociedade, não exerce uma função produtiva concreta ou tem uma profissão considerada indigna, ele será discriminado social e moralmente.
Além do aspecto socioeconômico, é necessário que as pessoas atentem-se para a problemática moral inserida no contexto da invisibilidade social. A partir do momento em que certos indivíduos não são mais notados pela sociedade, ocorre o processo de "coisificação" humana, em que estes nada mais são do que uma "peça" que faz parte da composição do cenário urbano. Deste modo, conclui-se que este mecanismo psicossocial, além de excluir a importância econômica e ambiental de um ser, como a de um gari por exemplo, destitui deste toda sua dignidade humana.
Portanto, visando uma sociedade na qual todos sejam respeitados, independente de questões produtivas e sociais, mudanças são necessárias. Os sistemas de ensino público e privado, básico e superior, devem exercer atividades extraclasse sobre a temática da invisibilidade social, demonstrando suas problemáticas e como os próprios alunos, de modo implícito, auxiliam sua "normalidade". Essas atividades devem ser ministradas pelos próprios indivíduos "invisíveis" socialmente, permitindo um contato mais direto entre estas pessoas e os alunos. Deste modo, as pessoas vão entender que todos têm sua importância e que merecem ser tratados com respeito, possibilitando o desenvolvimento de uma sociedade mais digna e uma humanidade sem tampões nos olhos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde