ENTRAR NA PLATAFORMA
O problema da falta de incentivo - leitura na infância

  Segundo Cecília Meireles, grande poeta da literatura brasileira, "Se a criança desde cedo fosse posta em contato com obras- primas, seria possível que sua formação se processasse de modo mais perfeito." Por intermédio dessa fala, a escritora torna explícita a importância da leitura para o desenvolvimento do ser humano. Porém, o avanço tecnológico e a visão de que somente a escola é responsável pela educação, ocasiona a falta de incentivo à leitura, principalmente nos primeiros anos de vida.

  "Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever- inclusive sua própria história." Essa frase do empresário Bill Gates, contradiz com a realidade de grande parte das crianças brasileiras; as quais são apresentadas antes às redes tecnológicas e posteriormente aos livros. Desse modo, ao iniciarem o aprendizado em um ambiente escolar, já não vêem a leitura como ato fundamental para o desenvolvimento social como um todo. 

  Somando a isso, muitas famílias ainda enxergam a escola como a responsável principal pela educação infantil. Nesse contexto, o ensino atual é composto por famílias que não encontram tempo para continuar na residência, aquilo que já começou ser colocado em prática na escola: o hábito da leitura. Assim, as relações educativas entre família e escola, estão progressivamente se inserindo nos conceitos de modernidade líquida expressa pelo sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman. 

  Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar essa problemática. Para tanto, é necessário que o Ministério da Educação, por intermédio de políticas públicas educativas, informe a sociedade sobre a importância da leitura para que as crianças tenham acesso aos livros antes de serem alfabetizadas. Além disso, cabe às Secretarias Municipais de Educação, propor palestras e debates com o intuito de incentivar os pais a participarem da vida escolar dos seus filhos, destacando assim, a parceria entre  escola e família. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde