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O problema da falta de incentivo - leitura na infância

A leitura deixou de ser algo prioritário para alguns, isso explica a acomodação dos brasileiros com relação ao hábito de ler. O problema fica mais agravante ao atingir crianças em formação escolar, pois, elas não percebem a importância em aprofundar seus conhecimentos por falta de incentivo no âmbito familiar e social.


Desse modo, à ausência do incentivo a leitura durante a infância é o resultado de alunos que não entendem a riqueza da literatura nacional como, Machado de Assis, Monteiro Lobato, Cecília Meirelles... Nomes que por si só já deveriam despertar apreço pela leitura. Porém, são poucos que dedicam tempo ao ato por prazer e dedicação.


Segundo pesquisas realizadas sobre o tema nos últimos dez anos, apontam uma melhora relevante no índice de leitura do país, sabe-se que com a variedade de temas, preços e editoras, esses dados tendem a aumentar. Mas esses números estão distantes de alcançar os de países desenvolvidos.


Em virtude dos fatos mencionados, conclui-se que esse hábito de ler deve ter início no lar da criança, ou seja, com incentivo persistente dos pais e familiares, o intuito é de torná-lo natural, prazeroso e prioritário. Também é dever do Estado abraçar a causa e promover campanhas nas ruas e escolas, a fim de demonstrar por meio de palestras, e peças teatrais o poder da leitura em transformar o mundo em um lugar melhor.

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